Como empregadas domésticas impactam na riqueza do país

Nossa visão de Brasil é muito simples: A maior economia do planeta. Para alcançarmos isso precisamos ser eficientes e nesse […]
Leia mais >>
14 de agosto de 2018

Nossa visão de Brasil é muito simples: A maior economia do planeta. Para alcançarmos isso precisamos ser eficientes e nesse contexto queremos falar do papel da empregada doméstica.

Existe uma corrente que diz que empregada doméstica é coisa de pais subdesenvolvido. Nós não pensamos dessa forma.

A emprega doméstica é uma profissão importantíssima que tradicionalmente acabou ficando com a camada menos estudada da sociedade, mas, no Brasil Libertário nós vemos um futuro onde haverão funcionárias domésticas muito bem preparadas para exercer essa atividade ajudando a família a crescer e ter sucesso.

Nos temos antigos

Um país precisa de todas as profissões para ter sucesso. Um físico nuclear não pode fazer o seu trabalho sem motoristas, garis, secretárias, etc. Da mesma forma que o físico nuclear precisa de um servente de pedreiro uma família precisa de uma funcionária doméstica para ser mais eficiente.

Antigamente você tinha as empregadas domésticas que eram uma segunda mãe. Ajudaram a criar os filhos da patroa, a torná-los profissionais bem sucedidos, e depois de adultos essas pessoas recompensaram com o seu próprio dinheiro a lealdade daquela pessoa que foi tão importante na sua infância.

Muitas patroas trabalhavam fora e confiavam as suas funcionárias domésticas a casa e os filhos durante um determinado período do dia. Isso é uma função das mais nobres que alguém pode exercer...

A vocação de cada pessoa

E veja que nem todos querem ser físico nucleares ou diretores de grandes empresas. Muitas pessoas serão realizadas na vida se servirem a uma ou mais famílias que tenham velhinhos ou crianças ou cachorros ou o que for.

E é bastante importante que esse dom de servir as residências seja respeitado e admirado por todos.

Não temos como colocar em números, mas, certamente uma família tem sua capacidade de produzir riqueza multiplicada por N vezes quando ela consegue terceirizar as tarefas domésticas para uma profissional especializada.

alezzia em pe com a prancha no mar alezzia em pe com a prancha no mar

A empregada doméstica gera eficiência ao sistema

O grande mistério por trás da eficiência é a especialização. Quando um especialista assume aquela tarefa ele o faz com muito mais velocidade, qualidade e por conseguinte, em um custo muito menor.

É por isso que da mesma forma que um banco terceiriza a segurança a uma empresa do ramo, as profissionais devem terceirizar as atividades domésticas para as especialistas no assunto.

Tudo isso trata-se de uma questão de bom senso...

Imagina uma médica usando o seu tempo para lavar pratos ou banheiro. Quanto ela ganha por hora em uma atividade como essa?

E se ao invés de estar lavando pratos ela estivesse na academia cuidando da aparência, ou lendo um livro, ou ligando para um cliente, ou postando um vídeo na internet?

Onde você acha que ela estaria sendo mais produtiva e gerando mais retorno para o pais como um todo?

Agora imagina o caso dessa médica acima se multiplicando por 10 milhões de mulheres durante 365 dias no ano.

E claro que existem médicas que gostam muito de lavar sua louça e fazem questão disso. Nesse caso é uma escolha pessoal e isso lhe proporciona alegria. Se a pessoa está alegre isso já é um retorno.

Todavia existe um exército de médicas que lavam a sua própria louça por falta de alternativa. E quando isso acontece o desperdício de tempo e dinheiro é absurdo.

Ou seja... Alguém que gostaria receber para fazer tal serviço não é contratada e alguém que pagaria para fazer tal serviço não contra ninguém. Isso fica claro nessa matéria da revista Exame.

Porque o serviço doméstico no Brasil está em baixa?

Quando nós vamos olhar os fatos é bastante absurdo que um país onde existe 25 milhões de pessoas sobrevivendo com ¼ de salário mínimo ou menos tenha pessoas sem empregadas domésticas.

Afinal... Quem que vive com 240 reais por mês que não aceitaria viver com 700 ou 800 reais ao menos temporariamente até alcançar um salário melhor?

Sempre que você se depara com algo muito idiota basta investigar que no fim você vai encontrar a mão de algum político implantando uma lei que prometia melhorar a vida de uma determinada classe através de uma canetada.

Se canetadas gerassem riqueza nós seriamos o pais mais rico da face da terra, pois, nossa constituição é a terceira mais longa do mundo e o Brasil promulgou 5,5 milhões de leis, normas, portarias, etc. de 1988 para cá.

Essa situação se aplica no caso das domésticas que em 2015 receberam o  “benefício”  de ter direitos trabalhistas.

Para se contratar uma empregada doméstica você agora você precisa ter o mesmo aparato que uma empresa dispõe para contratar um trabalhador, leia-se, bons contadores e advogados.

Além dos dois o contratante será obrigado a pagar toda a trapizonga de FGTS, INSS, Férias, 1/3 férias, 13 salário, abono por doença, hora extras e mais a CLT inteira com milhares de regras.

Contra o aquele simples cidadão empregador existe uma máquina estatal imensa composta por: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho  além dos sindicatos.

A maioria deles muito bem remunerados com dinheiro de impostos e de posse do poder de polícia para te coagir a fazer o que eles acham o certo.

Como o ser humano não é burro eles passam a dançar conforme a música, ou seja, ninguém contrata mais ninguém e esta extinta a função de empregada doméstica.

Além dos riscos trabalhistas

Como se os antigos riscos trabalhistas fossem poucos agora também é preciso lidar com os novos riscos implantados de pouco tempo para cá, os riscos do politicamente correto, onde as pessoas bem sucedidas, brancas e hetero perderam o direito de falar o que pensam.

Com isso, ao contratar alguém, aquela médica branca, hetero, de olhos azuis e bem sucedida passa a ter, além de todo o risco trabalhista já citados, o risco de tomar um processo criminal por injúria ou racismo por ter falado alguma coisa, dentro da própria propriedade privada dela, que vai contra a cartilha dos justiceiros sociais.

alezzia remando para o mar com a prancha de suft e as pedras ao fundo alezzia remando para o mar com a prancha de suft e as pedras ao fundo

Conclusão

A conclusão de todo essa monstruosidade de leis é que o Estado conseguiu fazer com que dois lados, que possuem interesses convergentes, não façam mais negócios um com o outro.

Isso tornou o pais mais ineficiente como um todo, pois, profissionais qualificados estão gastando o seu tempo em atividades de baixo retorno. E se o pais como um todo ficou mais ineficiente isso significa que mais pessoas foram empurradas para a pobreza.

E por coisas que a princípio parecem insignificantes que nós estamos há décadas presos na armadilha da classe média e com viés de baixa. Nós vamos mudar isso! Seja voluntário do nosso movimento.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram