Agora é o First Republic que vira a nova vítima da crise

Antecipada por muitos e negada veementemente pelo governo americano, em fim, acontece a quebra do First Republic.
Leia mais >>
2 de maio de 2023

No primeira página da home page do First Republic existe um anúncio do JPMorgan tentando tranquilizar os clientes do primeiro a fim de evitar uma nova corrida de saques.

O texto diz que o JPMorgan vai assumir parte do First Republic Bank e que os depósitos dos clientes agora estão garantidos pela "fortaleza" que é o balanço do JPMorgan.

Uma declaração bem audaciosa tendo em vista as circunstâncias econômicas mundiais, onde nem Estados inteiros podem se considerar "fortalezas" quanto mais os bancos.

O fim do First Republic foi extensamente telegrafado por vários comentaristas de economia logo após a quebra do SVB. Telegrafado por vários comentaristas e negado por todos do governo do USA.

Em 13 de Março o presidente Joe Biden anunciou que o sistema bancário era seguro. Em suas próprias palavras: "Os americanos podem ficar tranquilos que o sistema bancário é seguro." Depois dessa nova falência, segunda maior da história do USA, Biden vem a público repetir novamente que o sistema bancário americano é seguro.

"Os americanos podem ficar tranquilos que o sistema bancário é seguro."

Presidente Joe Biden antes da quebra do First Republic

Tais declarações criam a seguinte dúvida: "Quantos bancos precisarão falir para que Joe Biden comece a falar a verdade?"

Essa tal segurança a qual Joe Biden se refere tem preço. Neste caso do First Republic o preço foi de U$63 bilhões que o pagador de impostos vai ter que financiar para que o JPMorgan aceite assumir o extinto banco. Esse valor será repassado ao JPM pelo Fundo Garantidor de Depósitos do USA (FDIC).

É importante ressaltar que o FDIC foi criado para, como no Brasil, garantir depósitos até o limite de U$250.000, mas, da mesma maneira que ocorreu no SVB, esse limite foi jogado para o alto junto com o trabalhador americano ao qual será imposta a fatura.

Além disso haverá uma série de garantias para o JPM contra possíveis futuros prejuízos na carteira imobiliária do First Republic, pois, o banco investia pesado nesse setor que está passando por uma crise tão forte quanto a dos próprios bancos.

Dois meses para se evitar a quebra de mais banco

A grande diferença entre a quebra do SVB e a do First Republic é que no caso do primeiro as "autoridades" puderam se fiar na desculpa de que foram pegas de surpresa e não havia como prever, etc. etc. etc.

Dessa vez tiveram dois meses de antecedência, e, obviamente, o resultado foi o mesmo: Mais uma quebra multibilionária de um banco regional. E tem que ser dessa forma, pois, como vamos ver mais abaixo, as verdadeiras causas do problema nem sequer foram citadas.

Yanca Ferreira com placa de protesto contra a  Justiça do Trabalho
Yanca Ferreira com placa sobre o fim da estabilidade do funcionário público

First Republic havia recebido empréstimo bilionário

O que é mais marcante nesse novo capítulo é que há poucas semanas atrás o First Republic havia recebido U$30 bilhões de empréstimo que o governo do USA obrigou os grandes bancos a fazerem para o FR. Mesmo com toda essa montanha de dinheiro o FR não foi capaz de se segurar nem sequer três meses.

Não fosse isso o falecido já teria encerrado as atividades no próprio mês de Março. Agora ficou claro que tal manobra somente serviu para alongar a agonia do paciente. A morte já era inevitável. A direção do FR já devia estar a par disso, mas, continuou dizendo que o banco era sólido devido ao empréstimo de U$30bi entre outras coisas.

O tiro de misericória

O tiro de misericórdia no First Repulic foi o balanço do banco que foi liberado no dia 24 de Abril com os números mostrando que a situação financeira continuava a se deteriorar velozmente mesmo após o empréstimo bilionário.

Isso desencadeou uma queda tão drástica no preço das ações, 43% apenas no último dia de pregão com 73% no último mês, que os burocratas americanos não tiveram mais como ignorar a crise e decidiram que já era hora de mandar o FR para o além.

Yanca Ferreira sentada na praia de Sao Conrado
Yanca Ferreira em close de rosto no post do First Republic

O governo vai continuar salvando todo mundo?

Mais uma vez nenhum cliente multimilionário de um banco em crise vai perder nada e mais uma vez o povo americano vai pagar tudo. Com isso temos a pergunta de 1 milhão de dólares que é: "O governo americano vai continuar salvando todos os multimilionários de todos os bancos?"

E teoricamente esse é o governo democrata que diz que protege os pobres contra os ricos. Além, claro, de querer mais imposto sobre as grandes fortunas. Na hora de prometer é uma coisa. Na hora de realizar é outra bem diferente.

Mais uma vez nenhum cliente multimilionário de um banco em crise vai perder nada e mais uma vez o povo americano vai pagar tudo.

Combustível Sem Imposto

Durante uma coletiva de imprensa após a quebra do SVB, ao ser perguntado por um repórter se o governo iria obrigar o trabalhador a salvar todos os depósitos de todos os bancos, Biden preferiu sair da sala mudo sem dizer nem que sim e nem que não.

Existe solução para essa crise?

Existe! Mas é preciso atacar a causa de todo o mal que é o gasto do governo. Isso faz a sociedade sangrar e para resolver esse sangramento os burocratas criam bolhas que depois estouram e elevam a mais hemorragia.

Após décadas de impressão de dinheiro descontrolada para pagar a gastança estatal parece que finalmente estamos chegando a um beco sem saída.

Para o Brasil a solução já está pronta. É o Movimento Combustível Sem Imposto que vai atacar a raiz da crise com o corte de gastos e burocracias estatais. Para saber mais sobre isso visite a página que explica a nossa PEC (Projeto de Emenda à Constituição).

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram