Protestos e as lutas do Movimento Combustível Sem Imposto

O Movimento Combustível Sem Imposto nasceu para acontecer na rua. Ao longo de sua trajetória é isso que ele tem feito sempre. Veja um resumo.
Leia mais >>
19 de agosto de 2021

O Movimento Combustível Sem Imposto começou devido a não vermos nenhum movimento que fosse de rua raiz, sem envolvimento partidário, com algum foco claro em melhorar a vida das pessoas.

Tudo o que havia eram partidos, coisas virtuais ou movimentos ideológicos sem foco com o objetivo óbvio de apenas lutar para assumir o poder.

Era uma infinidade de teoria e discursos para nenhuma ação prática coordenada. Esse vácuo tinha que ser ocupado.

Nascidos para ser um movimento de rua

Com isso o Movimento Combustível Sem Imposto foi projetado do zero para ocupar esse espaço e ser um movimento essencialmente de rua.

Fazer ações de rua envolvem uma série de desafios como o gasto financeiro, que é muito maior do que fazer uma live na internet, os riscos de estar na rua falando de política em um país polarizado e a enorme quantidade de pessoas acomodadas que aceitam qualquer coisa desde que continuem na zona de conforto. E por fim o impacto da ação que é bem local até que seja bastante divulgado na internet.

Independente de todas essas questões o CSI tem cumprido a sua promessa através de milhares de horas de ação de rua em contato com dezenas de milhares de pessoas.

Abaixo vamos enumerar um resumo dessas milhares de horas com algumas imagens dos eventos. Esteja ciente que muitas outras ações de rua que não estão registradas aqui, pois, caso contrário esse página ficaria extremamente longa.

De 2018 até 2020

Nós vemos o Movimento Combustível Sem Imposto ser dividido em duas fases. A primeira vai de 2018, sua fundação, até meados de 2021. Esse foi um momento de muito aprendizado e plantação.

Tivemos que uma dedicação muito grande para manter a disciplina apesar do pouco retorno que recebemos. Como Jim Collins bem disse no seu livro Feitas para Vencer: O sucesso no inicio é um volante no qual se faz muita força para se progredir muito pouco.

Centro

Foram várias ações de rua no centro da cidade sendo algumas de porte bastante considerável.

Bateria do CSI em manifestação na Cinelândia
Protesto e apresentação no Centro da Cidade do Rio de Janeiro
Bateria do CSI na Cinelandia
Protesto e apresentação no Centro da Cidade do Rio de Janeiro

ALERJ

Algumas das ações no centro da cidade do Rio de Janeiro foram especificamente dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.. Hora que o movimento começou a ganhar uma pequena notoriedade.

Protesto e apresentação na porta da ALERJ
Protesto e apresentação na porta da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro
Bateria CSI na porta da ALERJ
Protesto e apresentação na porta da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Além da Alerj foram feitas muitas ações da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro onde tentamos ao máximo falar e convencer os vereadores da importância de ficar ao lado do povo nesse projeto.

Em ação na Camara dos Vereadores do Rio de Janeiro
Atividade na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro
Equipe do CSI na camara de vereadores do Rio de Janeiro
Atividade na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro

Barra da Tijuca

Dezenas panfletagens durante meses no sinal da Avenida Salvador Allende com muitas ativistas engajadas nessas ações.

Ação de rua na Barra da Tijuca
Panfletagem na Barra da Tijuca
ativistas combustivel seml imposto ao lado das placas com mensagens - o cresciento metórico
Ativistas na Barra da Tijuca
Modelos CSI em panfletagem na Barra da Tijuca
Panfletagem na Barra da Tijuca
ativistas combustivel seml imposto ao lado das placas com mensagens
Ativistas na Barra da Tijuca

Taquara

Em parceria com um Shopping foi realizada uma grande panfletagem no centro de um dos bairros mais movimentados do Rio de Janeiro. Esse foi o primeiro evento em frente a uma avenida bem movimentada onde milhares de pessoas viram pela primeira vez a marca do Combustível Sem Imposto.

Bateria e passistas em ação de rua na Taquara
Ação de rua com bateria na Taquara
Bateria e passistas em ação de rua na Taquara
Ação de rua na Intendente Magalhães

Intendente Magalhães

Dando continuidade a nossa presença na rua, logo após a ação da Taquara, fizemos algo similar em outra via principal da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ação de rua na Intendente Magalhães
Ação de rua na Intendente Magalhães

Copacabana

Copacabana foi o berço onde tudo começou em 2018 e recentemente em Dezembro de 2020 fizemos uma ação com bastante visibilidade no bairro.

Ação de rua do CSI em Copacabana
Ação de rua em Copacabana
Luana Bandeira em ação de rua em Copacabana
Ação de rua em Copacabana

Associação Brasileira de Imprensa

Ação junto a políticos e influenciadores no encontro liberal que ocorreu na Associação Brasileira de Imprensa.

Com o Mamãefalei na Associação brasileira de imprensa
Mamaefalei com o CSI na Associação Brasileira de Imprensa
Mamãefalei com o CSI na Associação Brasileira de Imprensa

Alesp

Divulgação e entrevistas em encontro com políticos e influenciadores na Assembleia Legislativa de São Paulo

Com Caroline de Toni (Dep Federal) na ALESP
Com Caroline de Toni (Dep Federal) na ALESP

Congresso do MBL em São Paulo

Outra ação importante foi a nossa presença no Congresso do Movimento Brasil Livre onde entre outras coisas entregamos o portifólio do nosso movimento ao ex presidente Michel Temer que estava cercado de um fortíssimo aparato de segurança.

Em ação no Congresso do MBL de São Paulo
Com Alexis Fonteyne (Dep Fed) e Paulo Ganime (Dep Fed) no Congresso do MBL em São Paulo
Em ação no Congresso do MBL de São Paulo
Com Alexis Fonteyne (Dep Fed) e Paulo Ganime (Dep Fed) no Congresso do MBL em São Paulo

Encontro do PSDB em Duque de Caxias

Marcando a nossa presença e colocando a marca do CSI na frente de pessoas influentes. Estar nesses encontros não significa que vamos apoiar o partido. O apoio tem que ser dos partidos ao CSI sem nada em troca.

Presente no encontro do PSDB de Duque de Caxias
Presente no encontro do PSDB de Duque de Caxias

Avenida Paulista

Também foi realizada uma importante panfletagem em um dia de domingo no centro da Av Paulista. Nossa bateria, mesmo reduzida, chamou bastante atenção. Um dos ritmistas do evento, morador de São Paulo, já havia tocado conosco no Rio de Janeiro.

Bateria em ação na Av Paulista
CSI em ação na Avenida Paulista
Bateria em ação na Av Paulista
CSI em ação na Av. Paulista

De Maio de 2021 em diante...

No ínico do mês de Maio de 2021 o Movimento Combustível Sem Imposto passou em poucos meses de uma reduzida força para uma potência com direito a um dia de cobertura massiva da mídia tradicional.

O mais interessante é que durante esse dia de cobertura massiva a televisão, ao qual somos gratos pela propaganda, tentou ao máximo colocar a ação como sendo gerida pelos motoristas de aplicativo.

Em duas emissoras a nossa pauta foi extremamente escanteada enquanto a pauta dos motoristas de app, que não é a nossa, foi colocada em evidência.

Isso só demonostrou para nós a força e a legitimidade dos ideais pelos quais lutamos. Se não fosse algo revolucionário já teríamos sido abraçados pela mídia tradicional.

Todavia nós somos revolucionários, pois, lutamos contra o sistema e não contra pessoa. E lutar contra o sistema é algo que todo mundo evita, pois, como disse o Capitão Nascimento: "O sistema é F*".

Como não somos todo mundo é isso que nós fazemos com foco, fé e humildade. Esse foco tem sido recompensado com um crescimento tão acelerado que surpreendeu até a nós mesmos.

Agora boa parte da população do Rio de Janeiro nos conhece e a nossa camisa passou a ser muito valorizada, pois, diariamente recebemos pedidos dessa camisa.

Adesivaço Lobo Jr.

Nunca antes haviamos feito adesivagem no sinal com uma equipe relativamente grande de pessoas. Foi uma surpresa, pois, mesmo em fase de aprendizado conseguimos adesivar centenas de carros nesse dia. E nessa época nós adesivámos apenas carros de aplicativos.

Essa ação marcou o início do crescimento meteórico do Movimento Combustível Sem Imposto.

Ações no Santos Dumont

Na sequência da Av Lobo Júnior foram feitas várias ações no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont. Todo dia se forma uma fila enorme de carros de aplicativo esperando por corridas. Nesse momento conversamos com os motoristas e fazemos o convite para se unirem a causa através do adesivo no carro.

Ação no Projac

Além das várias ações feitas no estacionamento do Santos Dumont também foi realizada uma ação no ponto de Uber em frente ao Projac.

Carreata na Avenida Brasil

Participamos, junto com caminhoneiros e motoristas de aplicativo, da carreata que aconteceu na Av Brasil no dia 18 de Maio. A pauta não foi exclusivamente nossa, pois, o ação foi organizada por outras entidades. Mesmo assim, ao nosso ver, o protesto ficou com a imagem do Movimento Combustível Sem Imposto devido aos carros adesivados, ao nosso carro de som e a nossa pauta clara e objetiva.

Naquele momento ficou claro que o CSI tem uma luz própria e foi feito para realizar uma grande missão em prol do povo sem lutar por classes ou categorias. É por todo o povo.

Ações no Posto de Combustível

Foram dezenas e dezenas de ações no posto Mabá localizado na Av Brasil 16609. Nesse local foram adesivados milhares de carros, motos, caminhões, vãns e até uma bicicleta.

Ações no Ceasa e no Centro de Logística

Outro lugar onde fizemos uma quantidade bem grande de adesivagens e contatos foi no Ceasa e em frente a um centro de logística na Washignton Luis. Por ter um grande fluxo de caminões e carros a aceitação foi bem grande e dali o nome do CSI se espalhou para outros estados.

Várias empresas ao invés de colaborar ficam ameaçando os motoristas que adesivam seus carros. O Brasil é uma terra onde as vítimas defendem os assaltantes. Esse tipo de ataque ao nosso movimento, vindo de quem deveria patrociná-lo, é mais um sinal de que somos uma profecia virando realidade. Grandes vitórias chegam através de grandes desafios.

Ações específicas para motoboys

Foram muitas ações específicas para motoboys onde adesivamos muitos baus, bags e motos com o nosso adesivo. Entre outras atividades tivemos o conhecido Macerlo Motoboyonline rodando nos bairros da Barra e Recreio para distribuir adesivos e algumas camisas entre os profissionais da moto.

Adesivaço Aterro do Flamengo

Nos mesmos moldes da ação da Lobo Júnior foi a ação feita no Aterro do Flamengo onde várias faixas com o nome do Movimento Combustível Sem Imposto foi espalhada pela via. Foi um evento de grande visibilidade que contou inclusive com a carreata do presidente que passou, sem parar, no meio da nossa manifestação. Certamente viu do que se tratava e preferiu continuar fingindo que não existismos.

Até o momento em que escrevemos esse texto ele nunca se manifestou sobre nós. A maioria dos políticois evitam se comprometer com a nossa pauta, afinal, nós defendemos o povo da máquina a qual eles servem.

Nesse dia centenas de carros foram adesivados. E pela segunda vez, nessa nova fase, uma emissora de rádio da midia tradicional noticiou o nosso evento : Band News. A primeira vez foi no evento da Lobo Jr.

Antes já haviamos sido noticiados pela JB FM e SulAmérica paradiso.

Algumas pessoas nos procuraram no local porque ouviram na rádio e vieram adesivar seus veículos.

Adesivaço Duque de Caxias

Esse foi o último grande evento antes da paralisação do dia 4/8. Já estávamos relativamente bem conhecidos quando fizemos essa ação e o resultado foi surpreendente. Levamos adesivos para durar cinco horas de ação e em duas horas eles já tinham esgotado.

Não significa que todos queriam adesivar seus carros, mas, o grau de aderência a nossa proposta já estava muito mais alto do que há pouco tempo atrás.

Equipe da ação de Duque de Caxias comemorando o resultado final

Protesto da Avenida Brasil

Esse foi não somente o auge, até a presente data, das ações do Movimento Combustível Sem Imposto, mas, também um capítulo da história do Brasil. Pela primeira vez houve uma manifestação popular, sem dinheiro de impostos e sem partidos, que atacou diretamente a máquina do Estado e recebeu uma cobertura monstruosa da mídia tradicional. Issoi foi absolutamente inédito na história desse país.

O evento repercurtiu massivamente em todas as grandes rádios e televisões do Rio de Janeiro: TV Globo, SBT, Record, Rede TV, CNN, CBN, G1, O Dia, Band News, JB FM, Radio Tupi, Sulamérica Paradiso, Radio Nacional, e uma infinidades de portais de notícias que não conseguimos contabilizar. Basicamente todo o Rio de Janeiro tomou ciencia dessa ação.

E por incrível que pareça, mesmo com essa cobertura notável, nenhum político de nenhuma ideologia quis se pronunciar nem contra nem a nosso favor. Somos revolucionários e honestos demais para o caráter deles.

O evento foi tão marcante que haviam três batalhoes (BPVE, Recom e Choque) e dois coronéis a nossa espera. Nesse dia o Estado prendeu a respiração. A maioria dos policiais nos apoiavam. Vários pediram camisa e adesivo e outros ainda disseram que se não estivessem de farda estariam ao nosso lado.

Protesto no Palácio Laranjeiras

A ação no Palácio das Laranjeiras, sede do governo do Rio de Janeiro, foi o fechamento de uma intensa jornada de ações atrás de ações.

Foi uma atividade de pequena escala para marcar a presença e mostrar que vamos estar cada vez mais perto. Além da atividade na porta do palácio também foi feita uma ação no Largo do Machado.

Protesto na Av Brasil - Março de 2022

Em 30 de Março de 2022 fizemos a nossa primeira ação de porte do ano. Nosso protesto na Av Brasil foi muito mais organizado e visível ao público do que os anteriores. Dessa vez contamos com pessoas panfletando. Um bandeirão no chão e mais dois grandes outdoors para o público ver claramente a nossa marca.

Não queremos deixar dúvidas de que esse é o Movimento Combustível Sem Imposto e não um grupo aleatório de motoristas de aplicativo, caminhonheiros, etc. Não lutamos por uma classe e sim por todo o povo.

A presença do povo foi quase zero, mas, o apoio da população foi imenso. A maioria dos motoristas passavam filmando a ação. Acima de tudo mostramos mais uma vez que somos pessoas que fazem. Pessoas de ação. Quando falamos alguma coisa é para levar a sério, pois, vamos fazer. Prezamos pela credibilidade.

Ação no Mercado São Sebastião - Abril de 2022

Após o protesto na Av Brasil sentimos a necessidade de fazer uma ação mais direta com os motoristas tanto no sentido de explicar nosso movimento como de colocar adesivos nos caminhões, carros e motos.

Já háviamos feito algo em menor escala na porta do CargoPark na Washington Luiz. Dessa vez otpamos por fazer a ação no Mercado São Sebastião que é um grande centro de distribuição de gêneros alimentícios e sede se diversas empresas.

Levamos muitos adesivos e uma equipe de adesivadores com auxiliares. Também esteve presente o nosso Mestre de Bateria mais dois ritmistas.

Em dois dias de ação foram adesivamos mais de mil veículos. Um verdadeiro sucesso. Após isso fizemos outras ações complementares junto aos caminhoneiros.

Muito interessante foi que mais uma empresa pediu para adesivarmos toda a sua frota de caminhões próprios e agregados.

Segunda Ação no Mercado São Sebastião - 27 de Abril de 2022

Devido ao grande sucesso da nossa primeira ação no Mercado São Sebastião fizemos uma segunda de reforço no mesmo mes de Abril onde tivemos a satisfação de adesivar mais uma bela quantidade de caminhões.

Essa foi menor que a primeira, mas, ainda sim bastante importante para manter o crescimento da causa. Nessa foi usada pela primeira vez o adesivo vertical para porta de caminhões. E o novo formato foi sucesso instantâneo. A primeira leva acabou toda nesse mesmo dia.

Nessa ocasião vimos que o CSI tinha realmente mudado de fase com os caminhoneiros em sua maioria já bastante conscientes do nosso movimento.

Protesto na Av Brasil - Maio de 2022

Depois de muitos caminhões com adesivos foi a hora de fazer mais um protesto na Av Brasil. Os caminhões adesivados são muito importantes para a visibilidade do movimento, mas, a coisa só vai ser resolvida com protestos que impactem a vida das pessoas.

Os políticos e o Estado no geral não tem o bom senso e o caráter para fazer o que é melhor para o povo. Eles estão lá para fazer o que é melhor para eles. Por isso que o barulho precisa ser ensurdecedor e a alternativa a não aprovação do que o povo deseja tem que ser o caos. Na camaradem nada vai sair e o roubo vai continuar.

Adesivaço no Shopping Tijuca - 27 de Maio de 2022

Fugindo um pouco do nosso foco fomos fazer uma ação com as motos no Shopping Tijuca. Esse shopping concentra uma quantidade fora de série de motos para entregas e possui um espaço reservado para isso.

Levamos uma bateria reduzida e mais alguns ativistas para fazermos além das adesivagens nos baús e bags uma ação de rua. Nesse momento a Tijuca ainda não está pronta para o CSI, mas, os entregares foram extremamente receptivos a nossa visita. Voltaremos lá para um novo tipo de ação mais focada nos entregadores conjunta com uma ação social.

A condição dos entregadores é bem desafiadora e realmente é importante uma atenção a esses profissionais. É claro que a condição desafiadora é onipresente em todo o Brasil, mas, nesse caso em específico vamos retribuir a recepctividade.

Adesivaço no Mercado São Sebastão - 12 de Abril de 2023

Um ano após nosso primeiro adesivação no Mercao São Sebastião voltamos com força total. Agora com o movimento muito mais conhecido e respeitado pela sua luta tivemos um resultado bastante positivo.

Foram mais algumas centenas de veículos adesivados com grande destaque para, como sempre, os caminhões, aos quais adesivamos em torno de 80 unidades entre adesivos grandes e pequenos.

O sucesso do evento ficou comprovado pela demanda foi maior do que imaginávamos. Muitos caminhões tiveram que ir sem adesivo, pois, demoraria muito para atendermos uma vez que os 11 adesivadores estavam todos ocupados.

O plano era ficar até as 17hs, mas, ficamos em ação até as 21hs20min devido a quantidade de caminhões e mesmo nesse horário noturno ainda parou mais outros caminhões querendo adesivar.

Fiorinos sendo adesivadas no mercado sao sebastião
Muitas Fiorinos pararam para serem adesivadas
Muitos motoristas pararam
Empresas interessadas
Empresas interessadas
Empresas interessadas
caminhao bau sendo adesivado pela equipe do movimento combustivel sem imposto
Empresas interessadas

Presença no protesto dos motoristas de aplicativo - 15 de Maio de 2023

Apesar de a nossa pauta não se tratar de nenhum ataque a empresas privadas nós estivemos presentes nesse protesto devido a grande visilibade do mesmo e por sermos muito próximos de presidente do Sindicato dos Motorisas de Aplicativos.

Adesivaço no Mercado São Sebastão - 18 de Maio de 2023

Entre a ação anterior no Mercado São Sebastião e a do dia 18/5 o CSI fez várias ações em empresas, mas, era preciso fazer uma de rua com alta visibilidade.

Com isso voltamos para uma outra ação no mesmo local de sempre. Pensamos em fazer algo um pouco, mas, reduzido. Isso nos surpreendeu, pois, a demanda mesmo assim foi imensa.

Muitos caminhões pararam e tiveram que ir, pois, todos os adesivadores estavam ocupados. Nossas ações agora precisam ser sempre grandes, pois, a procura está enorme.

Adesivaço no Mercado São Sebastão - 08 de Novembro de 2023

Mais uma ação bem sucedida no Mercado São Sebastião. Pela primeira vez estamos colocando apenas o o coração ao invés de todo o adesivo. O coração agora já é bastente reconhecível.

Protesto contra a restrição a caminhões na Av Brasil

No sexto ano de existência do Movimento Combustível Sem Imposto tivemos papel determinante em fazer a prefeitura do Rio de Janeiro voltar atrás na decisão de praticamente banir os caminhões da artéria mais importante da cidade.

O protesto iniciou espontaneamente pelos caminhoneiros, mas, toda a argumentação, flyers, video de chamada, exigências e adesivos foram feitos pelo movimento Combustível Sem Imposto. Na hora de conversar com o prefeito Eduardo Paes sobre a tragédia que seria essa decisão foi o líder do CSI, Alexandre do Nascimento, o escolhido para falar pelos caminhoneiros.

Clicando aqui você pode saber mais sobre esse evento que foi o primeiro resultado real e concreto que o CSI conseguiu.

Protesto de caminhoneiros contra restrição na Av Brasil
A coordenação do Movimento Combustível Sem Imposto foi extremamente importante para o sucesso desse protesto.
A coordenação do Movimento Combustível Sem Imposto foi extremamente importante para o sucesso desse protesto.
Alexandre do Nascimento no Palacio da Cidade para conversar com o prefeito do Rio de Janeiro
Lider do Movimento Combustível Sem Imposto teve papel determinante na conversa com o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sobre a liberação de caminhões na Av Brasil.
Lider do Movimento Combustível Sem Imposto teve papel determinante na conversa com o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sobre a liberação de caminhões na Av Brasil.

Protesto com a Associação de Coletores de Entulho

No dia 3 de Abril de 2024 a Associação de Coletores de Resíduos Inertes da Construção Civil, a Uni-Entulho fez uma caminhonata com caminhões caçambas partindo do Mercado São Sebastião até a Comlurb e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Anteriormente em assembléia a Uni-Entulho já havia declarado apoio ao Movimento Combustível Sem Imposto.

Nesse dia adesivamos os caminhões caçamba presentes e também tivemos a oportunidade de divulgar extensamente o Movimento Combustível Sem Imposto no carro de som.

Ativistas do Movimento Combustivel Sem Imposto e Associados da Uni Entulho seguindo em carreata a prefeitura
Caminhões caçamba com coração do combustivel sem imposto na porta
protesto mercado são sebastião uni entulho e combustivel sem imposto
Caminhão caçamba com adesivo do combustivel sem  imposto em frente a comlurb - protesto da uni entulho

One comment on “Protestos e as lutas do Movimento Combustível Sem Imposto”

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram