A história

De quem vai mudar a história

A história

Das pessoas que vão mudar a história

Um pequeno grupo de espíritos determinados e movidos por uma fé inabalável na sua missão podem alterar o curso da história.

Mahatma Ghandi

Rosto de Mahatma Ghandi Vetor
Um pequeno grupo de espíritos determinados e movidos por uma fé inabalável na sua missão podem alterar o curso da história.

Mahatma Ghandi

Nossa história

NASCIMENTO:

O movimento Combustível Sem Imposto | CSI nasceu no dia 06 de novembro de 2018 as 19hs 17min. Esse foi o momento exato do registro do domínio csibr.org na internet.

COMO TUDO COMEÇOU:

Em 2017 estávamos extremamente revoltados com a estrutura do Estado brasileiro. Uma máquina obesa, perdulária e quase que totalmente inútil. Era preciso mudar.

Nenhum dos partidos ou movimentos existentes no Brasil nem sequer chegava perto do nível de organização e foco que desejávamos para uma causa. A maior parte, se não todos, querem apenas tomar o poder para si.

Nós não queríamos nada disso acima. O que procurávamos era uma disruptura nesse padrão de explorar o povo. Precisávamos de algo simples que unisse a todos independente de lados ideológicos.

As diretrizes estavam traçadas, mas, que causa seria essa? O que poderia unir todo o povo de forma neutra?

DESCOBRINDO O CAMINHO

A resposta veio na greve dos caminhoneiros que aconteceu nesse mesmo ano de 2018 e que nos surpreendeu tanto pela escala, bem como pelo apoio popular, mas, principalmente pelo impacto sobre Estado. Foi a primeira vez que vimos as instituições corruptas de joelho.

Também nos impressionou que diante de um apelo popular tão forte nenhum dos movimentos já constituídos no Brasil, ou partidos políticos, fez algo para ajudar na causa.

Por vários motivos, mas, principalmente por falta de experiência e conhecimento técnico, os caminhoneiros foram manobrados pelo governo. A falta de apoio de uma liderança mais preparada fez com que o protesto ficasse muito aquém das suas possibilidades de sucesso.

Esse acontecimento nos alertou para a necessidade de darmos sequência a esse evento de uma forma bem mais consistente e com uma pauta mais elaborada.

Resolvemos começar do absoluto zero dotados apenas de bom senso, fé e disposição para persistir até a vitória.

LUTAMOS PORQUE NÃO É FÁCIL. SE FOSSE FÁCIL DEIXARÍAMOS PARA OUTROS FAZEREM.


O fato de não ser fácil nos atraiu. Nós realmente gostamos de grandes desafios. Se fosse fácil acabar com os impostos sobre os combustíveis nós deixaríamos para outros fazerem. As maiores batalhas só conseguem ser travadas e vencidas pela elite dos guerreiros.

Estávamos cientes de que começar um movimento do zero absoluto e sem dinheiro de ninguém requer muita consistência e perseverança.

Assim nasceu o Movimento Combustível Sem Imposto. O desafio era enorme, mas, a recompensa era muitas vezes maior que o desafio.

Então pela primeira vez em 130 anos de República alguém foi fazer o que ninguém nunca nem sequer tentou: reduzir drasticamente o tamanho do Estado e dos impostos.

SOBRE O NOME

A primeira ação de rua iniciou em Copacabana em uma sexta feira, dia 01 de Junho de 2018, ainda com a marca Alezzia Movimento Libertário.

Pouco tempo depois percebemos que precisávamos de algo mais explicativo do que Alezzia.

Então foi feita a pergunta: Qual o nome mais simples, compacto e explicativo possível?

O objetivo é que em não mais do que três segundos a pessoa entendesse o objetivo central do movimento.

Depois de algumas tentativas ficou claro que o melhor nome seria Combustível Sem Imposto.

As cores do movimento são o branco, o verde e o preto para a escrita. As cores foram herdadas da marca Alezzia que na época de sua criação, 2011, as escolheu para simbolizar a sustentabilidade

O símbolo do CSI é um coração verde com envolto em bordas pretas. O símbolo foi escolhido a partir de uma lista de ícones disponível no pacote Lineicons.


Com essa imagem nosso objetivo é passar paz e esperança. Queremos deixar claro que nosso movimento é pacifico e visamos unir todos os brasileiros que queiram os combustíveis sem impostos.


Mestre Sala e Porta Bandeira do CSIVideo institucional

Os eventos

Dentro da nossa estratégia para mobilizarmos um milhão de pessoas contra os impostos nos combustíveis o nosso os eventos de carnaval são o pilar mestre.

O primeiro evento ocorreu em junho de 2018 e foi um balão de ensaio. Ele foi realizado em Copacabana na Av. Atlântica as 18hs com a presença de 25 ritmistas e 5 passistas show.

O segundo evento aconteceu em 30 de novembro de 2018 na Cinelândia. O elenco contava com 60 ritmistas, 12 passistas, 6 malandros, 4 capoeiristas e um casal de mestre sala e porta bandeira.

O terceiro evento aconteceu no dia 01 de fevereiro de 2019 na Cinelândia. O elenco contou com 70 ritmistas, 12 passistas, 6 malandros, 4 capoeiristas, um casal de mestre sala e porta bandeira do CSI, um casal da Inocentes de Belford Roxo, um casal da Império da Tijuca. 

Essas duas últimas escolas apoiaram oficialmente o evento. Além disso contou com a apresentação do Ilustre Milton Cunha e dos consagrados mestres Marcão (ex Salgueiro) e Paulo Botelho (ex Beija-Flor). 



Ações de rua

O ano de 2020 foi especialmente dedicado as ações de rua no estilo flash mob onde um pequeno grupo de pessoas é reunido para uma atividade de panfletagem que pode ter ou não bateria dependendo do capital disponível.

Essas ações de rua são extremamente efetivas em impactar para valer as pessoas e mostrar ao sistema que existe gente comprometida a ponto de se arriscar na rua por uma causa maior.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram