Inveja, mediocridade, inércia e a situação do Brasil

A nossa pobreza como país é notória. Ao nosso ver os principais comportamentos que nos levou a isso foi a inveja, a mediocridade e a inércia.
Leia mais >>
28 de agosto de 2019

A renda percapta no Brasil fica abaixo de 10 mil dolares por ano. No USA os 20% mais pobres recebem mais de 13 mil dolares nesse período e a renda média é quase 60 mil dólares anuais.

O que separa o nosso estado de pobreza da riqueza americana, ao nosso ver, é a sigla IMI - Inveja, Mediocridade e Inércia.

Inveja:

Um dos maiores gênios literários de todos os tempos, La Rochefoucauld, disse:

"A nossa inveja dura sempre mais tempo do que a felicidade das pessoas aos quais invejamos."

La Rochefoucauld

E a inveja é uma força capaz de levar pessoas a tomar atitudes importantes no mundo real.

Em qualquer pais, mas, no Brasil em especial, a legião de invejosos é gigantesca e essas pessoas, que não conseguem competir no mundo dos negócios, tem horror a ver alguém ser bem sucedido de forma honesta.

Para essas pessoas é um pesadelo ver alguém dar empregos, remunerar bem os funcionários e ficar rico. Esse cidadão, ao observar essa cena, recebe uma onda de inveja corrosiva que somente pode ser curada com impostos e burocracia sobre o empreendedor.

Não importa que o funcionário vai sofrer as consequências, pois, o objetivo é estancar o sofrimento de testemunhar alguém crescer no mundo dos negócios.

A Justiça do Trabalho, e os que orbitam a sua volta, é farta desse tipo de pessoa.

Muitos dos nossos ativistas políticos do Brasil possuem a inveja como motor principal.

Modelo fotografica ruiva de blusa vermelha e calça jeans em pé no fundo branco - Yanca Ferreira
Modelo: Yanca Ferreira | @yancaferreira
Modelo fotografica ruiva de blusa vermelha e calça jeans sentada no fundo branco - Yanca Ferreira
Modelo: Yanca Ferreira | @yancaferreira

Mediocridade

Muita gente, mas, muita mesmo, quer apenas ser feliz e ganhar um dinheiro suficiente para sobreviver. Se ela pode fazer um churrasco no fim de semana para que mais que isso?

E isso não afeta somente o povo. Muitos dirigentes nossos, na verdade a maioria, olha para as grandes potências bem sucedidas e acha que aquele sucesso é para eles.

Nós somos o terceiro mundo e assim seremos para sempre porque fomos colonizados dessa forma, ou porque o empresário aqui é isso e o povo é aquilo.

Inércia

O terceiro item, que nós aprendemos tem pouco tempo, se chama inércia. E esse item nos surpreende muito pela quantidade de pessoas com formação e inteligência que se enquadra nele.

São empresários e cidadãos da classe média e alta que sabem que muita coisa está errada que querem a mudança, mas, simplesmente não querem mover uma palha para sair da sua zona de conforto.

Para falar a verdade nós já nos aborrecemos muito com esse tipo de pessoa e hoje aprendemos a aceitar.

Todo mundo quer que melhore, mas, quem tem que fazer algo para melhorar é o outro.

Conclusão:

Mudar um país é uma batalha contra esse muro que temos aqui, mas, nós venceremos. Quanto maior o desafio maior a glória da vitória.

Agora que você entendeu os motivos veja como o setor produtivo sem se comportando com relação a nossa pobreza imposta pelo sistema vigente.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram