Estado vs empreendedores a luta do gato contra o rato

Gerar riqueza no Brasil é uma batalha entre o rato, os empreendedores, e o gato gordo que é o Estado. Nessa disputa o gato tem levado ampla vantagem.
Leia mais >>
27 de agosto de 2019

Depois que passamos a nos engajar na luta pela redução dos impostos e do tamanho do Estado certas coisas passaram a ser sem sentido.

Ao abrir o LinkedIn você vê um monte de postagem de gente dizendo que está fazendo isso ou aquilo para melhorar o rendimento da sua empresa, revolucionar o marketing e atender os clientes de forma diferenciada.

Todo o esforço envolvido nesses projetos é apenas uma maneira de ser mais eficiente na hora de repassar dinheiro aos políticos e burocratas.

Qualquer inovação que uma empresa brasileira faça, se der retorno, será um retorno muito pequeno para ela própria e uma grande fatia para o Estado. No atual cenário investir em inovação é algo que beira a inutilidade.

E se por ventura se cria algo muito inovador e que gera uma grande riqueza e alegria as pessoas, rapidamente aparece algum político ou burocrata querendo regulamentar e cobrar imposto sobre esse produto ou serviço.

Essa regulamentação e esses tributos aparecem travestidos sempre da forma mais nobre que geralmente é proteger o consumidor ou angariar recursos para saúde e educação.

É uma eterna batalha onde quem gera riqueza ao país é o rato e o Estado com seus políticos e burocratas são o grande gato gordo que passam o dia inteiro pensando em novas maneiras de esfolar o rato.

Modelo : Stefannie Amorim | @Stefannieamorim
modelo fotografica na areia da prainha rio de janeiro de biquini foto preto e branco de joelhos na areia olhando a camera sorridente
delo : Stefannie Amorim | @Stefannieamorim

No Brasil de hoje a única inovação real é trabalhar para reduzir o tamanho do Estado e a sua voracidade em meter a mão no dinheiro do povo.

Agora entenda o perigo do déficit fiscal na sua vida.

2 comments on “Estado vs empreendedores a luta do gato contra o rato”

  1. No Brasil, infelizmente concurso público já virou tradição carreira profissional, ou seja, a pessoa ela não quer mais se qualificar para entrar no mercado de trabalho ou talvez empreender, ela se qualifica para concursar, por isso que as faculdades de direito estão lotadas! Todos querem uma boquinha em concurso público judiciário que é um dos órgãos que mais sugam do contribuinte!

    Para reverter essa situação, isso tem que começar desde cedo na escola, toda criança deveria passar por uma de empreendedorismo, finanças pessoais, investimento, e até mesmo noções de marketing pra quando ela terminasse o ensino, ela poder caminhar com as próprias pernas.

    Uma coisa que deveria ter no Brasil, já que existe feira pra tudo, é a feira do emprego! Várias empresas buscando talentos desde mão de obra simples até o mais alto grau de formação, isso estimularia as pessoas estudarem e se qualificarem, e a geração nem trabalha e nem estuda ficaria menos ociosa, porque daí daria sentido aos estudos ser aplicado de forma direta nas empresas.

    1. A raiz de tudo é a questão dos incentivos. Enquanto for um péssimo negócio empreender no Brasil e ser funcionário público for um caminho para a segurança e bons salários não vai ter curso ou feira que mude esse quadro.

      Nós estamos lutando para mudar esses incentivos errados.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram