A volta da inflação! O Brasil imprime tanto dinheiro quanto a Argentina

Se você ultimamente foi ao supermercado e viu os preços de tudo subirem, acredite, isso é real. A inflação voltou […]
Leia mais >>
26 de julho de 2020

Se você ultimamente foi ao supermercado e viu os preços de tudo subirem, acredite, isso é real. A inflação voltou com tudo.

Definindo o que é inflação

O senso comum diz que inflação é a subida de preço dos produtos e serviços. Nós não concordamos com isso.

Nós concordamos com a definição da escola austríaca de economia que diz que inflação é : "O aumento da quantidade de meios de pagamento disponíveis para uma mesma quantidade de produtos e serviços."

Existe um video do Milton Friedman no YouTube sobre o tema inflação e ele é fantástico em apontar como a impressão de dinheiro gera a subida de preços.

A partir do momento que o governo começa a imprimir dinheiro, por conceito, a inflação se inicia. Se isso vai ser traduzido em subida de preços ao consumidor depende de outros fatores como por exemplo a quantidade de dinheiro impressa.

Se a quantidade de dinheiro impressa for bem pequena dificilmente sentiremos alguma mudança no preço dos produtos. Se for uma quantidade no nível Sarney ou da Venezuela entraremos em hiper-inflação.

Modelo ruiva e morena com a camisa do Combustivel Sem Imposto para o post sobre impressão de dinheiro e a inflação - Julia Meirelles
@liameirelless_
@yancaferreira | @liameireless_

A gastança de dinheiro aumenta

O Estado brasileiro já estava bastante quebrado como mostra esse texto do Instituto Mises. Quando a crise do Corona vírus começou e cresceu as contas do Estado obviamente iriam se deteriorar muito, pois, o gasto subiu e a arrecadação de impostos desabou.

Como as pessoas não estavam querendo comprar mais dívidas brasileiras, uma vez que a taxa de juros é muito baixa, hoje está em 2,25%, para um risco muito alto de receber calote, a conta não iria fechar, pois, o governo não reduziu em nada os seus gastos.

O auxílio emergencial

Ou seja... Iria faltar dinheiro para tanta conta para pagar. E soma-se isso o auxílio emergencial que foi distribuído para milhões de brasileiros. É um verdadeiro programa de dinheiro grátis que vai para mais de 200 bilhões de reais.

A subida drástica dos preços

Depois da crise, quem frequenta o super mercado percebeu que o preço de tudo subiu muito. E com as pessoas sem dinheiro, como estão agora, a tendência natural era de comprarem menos e com isso, acontecer uma redução de preços por oferta e demanda.

Mas essa queda nunca aconteceu, pelo contrário, houve uma disparada de preços. Isso é muito estranho e, por isso, tinha que estar a havendo impressão de dinheiro.

Mas como em nenhum momento apareceu na mídia essa informação que o governo está imprimindo centenas de bilhões de reais?

Modelo ruiva e morena com a camisa do Combustivel Sem Imposto para o post sobre impressão de dinheiro e a inflação
@liameireless_ | @yancaferreira
@yancaferreira

Banco Central do Brasil pede urgência na impressão de cédulas

Assistindo o canal do Gabriel Pelissário no YouTube nós vimos que o Banco Central do Brasil estava socilitando a impressão de mais de 100 bilhões de reais de forma urgente.

E há pouco tempo atrás saiu a notícia que a Argentina, famosa por imprimir dinheiro de forma colossal, estava ficando sem papel nas suas duas casas da moeda para a quantidade de dinheiro físico que tinha que ser impressa para acompanhar a impressão de dinheiro virtual.

Ou seja... O Brasil estava se comportando exatamente quase como a Argentina em termos de imprimir dinheiro físico. E além disso, depois da crise do corona, começamos a ver caixas 24hs sem dinheiro para sacar.

Alguma coisa tinha de errado. Será que o Brasil estava imprimindo dinheiro como a Argentina e o USA sem que ninguém noticiasse isso?

@yancaferreira

A inflação mentirosa do IBGE

Mas como descobrir se o país está imprimindo dinheiro se essa notícia não aparece em lugar nenhum e segundo o IBGE nós não temos inflação nenhuma. Pelo contrário. Segundo a estatal de estatísticas em Maio de 2020 tivemos uma deflação, queda de preços, de -0,59%.

E o mais incrível é que segundo o mesmo IBGE a inflação de alimentos e bebidas subiu apenas 0,46%.

O resultado de Junho não foi muito diferente com o índice pousado em 0,26% com alimentos e bebidas em 0,38%.

Claramente ou o IBGE está mentindo descaradamente ou está usado um método muito porco de medir a inflação. O que de forma alguma seria de se espantar, uma vez que o IBGE usa um método notoriamente porco de medir o desemprego.

Modelo ruiva de casaco e tenis branco sentada de lado sobre a cadeira para o post sobre impressão de dinheiro e a inflação - Yanca Ferreira em Combustivel Sem Imposto
@yancaferreira
@yancaferreira
@liameireless_ | @yancaferreira

Brasil está imprimindo tanto dinheiro quanto a Argentina

Com tanta confusão na nossa cabeça nós lembramos que o canal Ideias Radicais uma vez mostrou um gráfico com a quantidade de dinheiro em circulação nos países.

Buscamos primeiro no Bing para ver se achávamos esse site, mas, sem sucesso. Apelando para o santo Google o resultado veio na primeira busca: Trading Economics.

E com isso descobrimos que o nome técnico do que queríamos é base monetária de um país. Ou em inglês: Money Supply.

O site é excelente e facílimo de usar. Permite até que você compare dados de dois países e que você baixe os dados.

Resolvemos comparar o crescimento da base monetária do Brasil com a da Argentina que vive em uma inflação de pelo menos 60% ao ano.

A inflação verdadeira no Brasil deve ser pelo menos 50% neste ano.

Quase caímos para trás ao descobrir que o Brasil está imprimindo tanto dinheiro quanto a falidíssima Argentina. Ou quanto o USA que anunciou trilhões e trilhões de dólares impressos.

Veja os gráficos abaixo:

Brasil em azul e Argentina em preto. A partir de 2020 ambos os países começam a imprimir dinheiro de forma desenfreada.
Mesmo gráfico acima, mas, referente aos últimos 12 meses
Aqui o mesmo gráfico em comparação do Brasil (azul) com o Chile (preto) que não imprimiu tanto dinheiro como Brasil e Argentina.
E agora o Brasil (azul) comparando om o USA (preto) que anunciou a impressão de trilhões de dólares

Visto que o Brasil está imprimindo tanto dinheiro quanto a Argentina ai sim faz sentido a subida de preços dos alimentos, bebidas e material de limpeza que nós vimos nas ruas. Basicamente nada subiu menos do que 50% do início de 2020 para cá.

Que se pese o transtorno causado pelo fechamento das coisas, isso realmente interfere, mas, não poderia interferir nessa escala.

Combustível, luz e serviços seguraram a inflação.

E claro que alguns preços se mantém iguais como combustível, luz, imóveis, etc. Isso realmente segura a inflação.

Da mesma forma que o preço da manicure ou do contador permanece iguais. O setor de serviços não tem como repassar a inflação que ele está sentindo.

Mesmo com esse alívio para o cidadão comum o impacto do que realmente subiu de valor é muito forte.

MODELO morena de cabelo cacheado deitada sobre a cama com look preto - Julia Meirelles para Combustivel Sem Imposto
@liameireless_
@liameireless_
@liameireless_
@liameireless_

A bolsa voltando ao recorde e a venda de tênis nas alturas

Uma amiga nossa trabalha em uma grande rede de lojas de tênis daqui do Rio de Janeiro. E para a nossa surpresa ela nos contou que depois da volta ao trabalho, com a reabertura do shopping, ela esta vendendo muito tênis de alto padrão.

Segundo ela para pessoas com dinheiro, pois, não tem mais pessoas sem dinheiro no shopping. E também segundo ela essas pessoas estão usando o auxílio para comprar tênis.

Agora faz sentido esse aumento de venda de tênis no meio de uma crise tão pesada.

Agora faz sentido bolsa e o dólar estarem nas alturas

Também faz sentido a bolsa de valores do Brasil subir da mesma forma que sobe a americana. É tudo produto da impressão de dinheiro.

Se a bolsa estivesse subindo pelo qualidade da economia o dólar tinha caído, mas, o dólar permanece nas alturas mesmo com a forte desvalorização que ele teve depois de tanta impressão de moedas americanas.

Modelo ruiva de body preto sentada sobre a mesa para o post sobre impressão de dinheiro e a inflação
@yancaferreira
@yancaferreira
@yancaferreira
@yancaferreira

A desigualdade cresce com a transferência de renda forçada feita pelo Estado.

Imprimir dinheiro não cria riqueza a partir do nada. Imprimir dinheiro transfere renda dos que não recebem o dinheiro impresso, ou recebem muito tarde, para os que recebem o novo dinheiro em primeira mão.

Esse efeito foi bem descrito por Richard Cantilon no século XVIII e o nome dessa transferência de renda é Efeito Cantilon. E sobre isso você pode aprender nesse texto do Instituto Mises.

Imagina o estrago que vai ser transferir renda de dezenas de milhões de pobres e miseráveis para os escolhidos do Estado?

A desigualdade agora vai para patamares jamais vistos com os agraciados pelo governo ficando bem ou razoável e os pobres afundando mais fundo ainda na miséria.

Quem são os agraciados pelos políticos e burocratas?

Os que vão receber a transferência de renda são basicamente todos os funcionários públicos que vivem de receber impostos, mas, principalmente os de alto escalão que conseguem pressionar por aumentos no meio da crise.

Dentre esses estão em primeiro lugar o judiciário, todo o poder legislativo e o executivo do topo da pirâmide.

A elite do funcionalismo e os que tem esquemas com o governo são os grandes beneficiários dessa impressão de dinheiro brasileira

Combustível sem imposto

Também entrarão nessa conta as empresas que vendem ou que tiverem dívidas compradas pelo poder central sejam elas estatais ou privadas.

E pela subida da bolsa que falamos acima também fica claro que existem bancos/especuladores recebendo parte dessa chuva de dinheiro, pois, ninguém colocaria tanto dinheiro em empreendimentos que estão sob claro stress no mundo real.

Especuladores estão recebendo parte desse rio de dinheiro e canalizando o mesmo para a bolsa brasileira. Isso explica a subida meteórica que ela teve de março até hoje.

Combustível sem imposto

Se o funcionalismo estatal e grandes especuladores estão recebendo essa transferência de renda quem é que está perdendo para que esses possam ganhar?

Quem está perdendo é o povo trabalhador do Brasil que vivem para pagar imposto e não possui nenhum esquema para receber dinheiro do governo.

Esse é o único programa de transferência de renda que o Estado sempre fez e agora o faz em uma escala muito maior: a transferência de renda dos que pagam imposto para os que não pagam impostos.

Quem está perdendo é o povo trabalhador do Brasil que vive para pagar imposto e não possui nenhum esquema para receber dinheiro do governo.

Combustível sem imposto
@eduardaulrich | @luteless_ | @wilmarapb
@wilmarapb

O governo vai parar de imprimir?

Será que essa impressão de dinheiro vai parar? Muito provavelmente não e se parar com certeza não vai ser esse ano e nem em 2021. Basta ver a própria história do Brasil que conviveu com essa impressão de dinheiro durante mais de uma década. O mesmo ocorre na Argentina e na Venezuela.

Para parar a impressão de dinheiro o governo precisaria cortar gastos de verdade e isso eles não vão fazer. Roubar o povo através da impressão de dinheiro é mais conveniente do que fazer uma medida correta mais dura. Eles preferem o caminho fácil e errado.

@wilmarapb

Governo cria nota de 200 reais

Esse parágrafo é uma atualização, pois, foi incluído após escrevermos o texto.

Corroborado tudo o que foi escrito acima o governo acaba de anunciar a nova cédula de R$200 reais.

Com a deterioração do valor do dinheiro devido a essa massiva impressão em 2020 e ao longo dos anos segundo dados oficiais uma nota de 100 reais hoje vale o equivalente a 16 reais em 1994.

E esse número no mundo real deve ser menor ainda principalmente se pegarmos os produtos da cesta básica.

Quer mudar isso? Faça uma ação de rua do CSI

Nós do Movimento Combustível Sem Imposto estamos revoltado com isso. E provavelmente você também está.

A nossa vitória significa uma quebra considerável nesse sistema corrupto com o fechamento de vários órgãos e a demissão de muitos funcionários públicos, bem como, o fim de várias mordomias. Você pode ver a lista completa nessa postagem aqui.

Porque você deve fazer parte do CSI

O CSI possui uma estrutura organiza e é o único movimento com uma pauta bem definida que trás, de forma sustentável, crescimento econômico imediato para o cidadão comum.

Não somos um partido com candidatos o uma ideologia complexa com vários temas sendo tratados ao mesmo tempo. Temos um foco absoluto.

Além disso fazer parte do CSI não significa que você esta apoiando algum nome em específico. Você está apoiando uma pauta definida. Não tem surpresas de revelação de algum escândalo.

A partir de 600 reais você faz a sua ação de rua do Combustível Sem Imposto

Com 200 reais nós enviamos para você um kit com 4 camisas e um maço de catálogos do CSI. Cada camisa extra custa 20 reais.

Com 400 reais você contrata três modelos, imprime 1000 folhetos e paga um lanche para elas. Em uma ação de até 4 horas você distribui de 500 a 1.000 folhetos em um sinal da sua cidade.

E não se engane com a escala. Uma ação de rua dessa monta impacta demais as pessoas que jamais esperariam receber um folheto pedindo corte de gastos e corte de impostos do governo.

Essas pessoas invariavelmente vão falar desse tema com outras pessoas e eventualmente vamos ter mais adesões a essa causa.

Além disso vamos divulgar as fotos e videos nas nossa redes sociais ampliando ainda mais esse impacto.

O alastramento do CSI para outras cidades, acredite, vai intimidar os políticos. Políticos tem pavor de ver o povo tomando uma atitude coordenada nas ruas.

Ou faça uma doação e aponte a cidade

Caso você mesmo não queira fazer essa atividade entre no nosso site e faça uma doação que nós faremos a ação por você. No Rio de Janeiro a cada 400 reais nós fazemos uma ação com pelo menos 04 modelos.

Nós podemos vencer. Tudo depende de você sair da zona de conforto. Então tome uma atitude agora e doe qualquer valor para essa causa super importante.

Tome uma atitude

Se você não fizer nada os políticos vão continuar te roubando

One comment on “A volta da inflação! O Brasil imprime tanto dinheiro quanto a Argentina”

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram