Banco Central sobe juros. Isso é bom para você?

O Banco Central acaba de subir os juros para 6,25%. Esse foi o quarto aumento seguido. Isso é bom para […]
Leia mais >>
23 de setembro de 2021

O Banco Central acaba de subir os juros para 6,25%. Esse foi o quarto aumento seguido. Isso é bom para você?

Para responder a essa pergunta vamos fazer uma analogia...

Uma pessoa ficou muito gorda e as roupas não estão mais cabendo nela. Então vamos malhar para eliminar gorudra e criar músculo?

Não! Vamos aumentar o tamanho da roupa.

A resposta é que isso é ruim, mas, talvez fosse pior ainda não "aumentar o tamanho da roupa".

O certo seria o Estado malhar e comer corretamente, ou seja, cortar gastos, fechar órgãos, eliminar mamatas e demitir funcionários públicos.

Mas enquanto você não for para a rua. Enquanto você estiver sentando na sua casa esperando algum político resolver a sua vida eles não vão fazer o certo, que no caso seria, cortar gastos. Eles vão jogar a conta para você pagar, uma vez que eles sabem que você nunca sai da zona de conforto para lutar por você mesmo.

Uma pessoa ficou muito gorda e as roupas não lhe servem mais? Subir juros é igual a aumentar o tamanho da roupa ao invés de malhar e comer corretamente.

Combustível Sem Imposto

O que acontece quando os juros aumentam?

Esses juros é o valor que os políticos e burocratas, os parasitas, dizem que você vai ter que pagar pelos empréstimos que eles fazem no seu nome.

Quando eles sobem os juros você fica mais pobre, pois, você é obrigado a pagar mais por aqueles empréstimos que você não assinou, mas, paga assim mesmo. As empresas ficam mais pobres. Você tem menos empregos e o preço de tudo no supermercado sobe.

Então porque não deixar os juros bem baixos?

Já que subir juros é ruim porque não se deixam os juros bem baixos?

Por dois motivos principais.

O primeiro é que os políticos, o Bolsonaro no momento, está te roubando muito com impressão de dinheiro. É por isso que o preço de tudo sobe sem parar. Combustível entre esse tudo.

Essa subida é consequência de se ter muito dinheiro rodando. E quando se tem muito dinheiro rodando o preço dos produtos tem que subir para acompanhar a oferta. É a velha lei da oferta e da demanda que vale também para dinheiro.

Cientes disso o Banco Central sobe os juros, que você vai ser obrigado a pagar aos rentistas, para mais gente emprestar dinheiro para o governo e menos dinheiro girar na economia.

Você fica mais pobre, mas, por outro lado segura um pouco a subida de preços, pois, como você está mais pobre você compra menos. Como você compra menos quem produz aperta a margem para tentar vender mais.

É uma forma dos políticos apertarem o pescoço de todo mundo ao mesmo tempo.

Mas isso é igual a tapar o Sol com a paneira, pois, subir juros não soluciona o aumento dos preços uma vez que os políticos não vão parar de imprimir dinheiro, logo, subir os juros não resolve a raiz desse aumento, pode, no máximo, atrasar um pouco essa elevação.

Subir juros não soluciona o aumento de preços uma vez que os políticos não vão parar de imprimir dinheiro.

Combustível Sem Imposto

O segundo motivo é que com juros muito baixos o pessoal que tem dolar tira o dinheiro do Brasil e põe em algum lugar que pague melhor pelo investimento em renda fixa. Ou que não pague melhor, mas, que seja mais seguro.

Quando tiram dólar daqui, por oferta e demanda, o preço do dólar dispara.

Disparou o preço do dólar vai disparar o preço de tudo, gasolina inclusive.

E não… Não adianta dizer que temos que desatrelar a economia do dólar e viver em uma ilha da fantasia, isolados do mundo, onde tudo aqui é bem mais barato do que no restante do planeta.

O subida do dólar é apenas um reflexo da massiva impressão de dinheiro e não a causa do aumento de preços. A queda do real frente ao dólar não é um evento aleatório. É o resultado da incompetência dos políticos e burocratas do Brasil em fazer uma gestão minimamente aceitável da economia.

A subida do dólar é apenas um reflexo da massiva impressão de dinheiro e não a causa do aumento de preços.

Combustível Sem Imposto
Modelo ruiva em ensaio fotografico na cama do hotel
Yanca Ferreira | Modelo CSI
modelo ruiva na cama do hotel de look branco e parede de madeira
Yanca Ferreira | Modelo CSI

Pressão do mercado para a subida de juros

Um dos motivos para o Banco Central subir os juros é a pressão do mercado. Muita gente tem dinheiro em renda fixa. Como a inflação está comendo solta o resultado é que pode se perder dinheiro mesmo aplicando em uma escolha segura.

Essas pessoas que estão perdendo dinheiro fazem pressão no BC para que ele suba os juros e a perda seja zerada ou ao menos reduzida.

Quem não tem dinheiro para fazer esse tipo de investimento e nem tempo poder de fogo para pressionar o governo para receber algum privilégio simplesmente paga a conta sem receber nada em troca.

Essa subida de juros é um dos fatores que aumenta artificialmente o abismo entre os rentistas que tem como influenciar o governo e os pobres que não tem como influenciar nada.

Essa subida de juros é um dos fatores que aumenta artificialmente o abismo entre os rentistas que tem como influenciar o governo e os pobres que não tem como influenciar nada.

Combustível Sem Imposto
modelo ruiva em ensaio fotografico no post do aumento de juros do banco central
Yanca Ferreira | Modelo CSI
rosto da modelo ruiva
Yanca Ferreira | Modelo CSI

Diocleciano e o resultado da impressão de dinheiro

Temos um bom exemplo para ilustrar isso. O primeiro político safado a fazer essa impressão de dinheiro de forma bem documentada foi o imperador Diocleciano.

Na época dele não existia dólar e nem USA. Mesmo assim o resultado foi o mesmo que vivemos hoje. O preço de tudo subiu, pois, a lei da oferta e da demanda é implacável e eterna.

O que ele fez? Com a choradeira do populacho, igual a choradeira do populacho de hoje que pede desdolarização e mudança na política de preços, o imperador editou o Edict on Maximum.

Isso basicamente era uma tabela de preços do Sarney que limitava o valor de tudo.

Da mesma forma que aconteceu no Brasil e acontece hoje na Argentina os produtos sumiram das lojas e um mercado negro, fora das regras estatais, floresceu.

Infação é uma taxação sem legislação.

Milton Friedman

DISPARA A DÍVIDA:

Tabela com emissão de dívida. Fonte: Banco Central

A dívida do Estado feita em seu nome é gigantesca e mais ou menos 1/4 dela está atrelada a SELIC e 3/4 atrelada a inflação. Na linha de baixo, Tesouro Selic, da tabela acima você pode ver na última coluna o número de 25,53%.

Quando eles sobem os juros eles tentam cobrir um santo descobrindo o outro. Ou seja, tentam frear a subida de preços para pagar menos juros nos 3/4, mas, ao mesmo tempo sobem o pagamento do 1/4.

E veja que com mais juros mais empresas quebram, pois, tem muita empresa endividada que vai sofrer com esse aumento.

Quanto mais empresas quebrar mais o preço de tudo sobe, pois, é menos concorrência para fornecer produtos.

Ou seja, como disse a grande filósofa, no fim das contas, nem quem ganhar ou perder vai ganhar ou perder, Vai todo mundo perder.

A reforma administrativa mesmo que passe não muda muito e não muda no prazo que precisamos

Em mais um ano, se nada for feito, o Brasil vai viver uma calamidade muito maior do que vive hoje graças a essa política de roubalheira para manter o Estado gigante com suas mamatas.

E o que poderia mudar isso, a reforma administrativa, não atinge quem está mamando, ou seja, seus efeitos, mesmo limitados, vão ser sentidos dentro de uns 10 anos.

Sendo que você não tem a menor idéia se vai sobreviver até lá para ver essa leve melhora.

Outro ponto da reforma administrativa é que ela não corta gastos. Ela apenas reduz gastos. Ela não demite ninguém e nem fecha órgãos. Muito provavelmente, pelo histórico do Brasil, o que teremos é uma máquina estatal gigante, com a mesma quantidade de funcionários, mas, talvez, com esses recebendo salários menores que hoje.

Conclusão:

O aumento da taxa de juros é melhor ou pior para você?

Na maioria dos casos, no nosso atual nível de crise ninguém vai notar grandes diferenças. Mas vamos responder a pergunta do título...

  1. Se voce tem dívidas e não tem dinheiro investido a resposta é: piora levemente.
  2. Se você não tem dívidas, tem dinheiro investido e não é empreendedor a respota é: melhora levemente, mas, apenas no curto prazo.

É simplesmente uma tentativa desesperada de frear um pouco o inevitável colapso da economia brasileira que está a caminho através da inflação galopante e das contas estatais descontroladas.

O que vivemos hoje é só o prefácio do que está por vir. A crise mesmo ainda não começou.

E um monte de gente dizendo que tudo vai voltar ao "normal" porque já teve vacinação e as coisas estão reabrindo. Isso é um devaneio.

O que não é um devaneio e vai realmente resolver a situação do Brasil é o Projeto de Emenda a Constituição do Moviimento Combustível Sem Imposto.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram