Carreata de motoristas de app e CSI paralisa a Brasil

Pela primeira vez uma carreata para a Av Brasil para pedir menos estado e menos impostos sobre o trabalhador brasileiro.
Leia mais >>
22 de maio de 2021

Pela primeira vez na história do Brasil uma carreata paralisa uma das principais vias do país, a Av Brasil, em prol da redução do tamanho do Estado e dos impostos. Nós do Movimento Combustível Sem Imposto tivemos a honra de estar no centro desse marco da liberdade no Brasil.

A carreata contou com a participação de várias associações de motoristas de aplicativo sendo o pivo central da organização o Sindmob (Sindicato dos Prestadores de serviço por meio de aplicativo da Cidade do Rio de Janeiro). Também esteve presente o Deputado Estadual Alexandre Freitas do Partido Novo.

Ao CSI coube levar o carro de som principal, adesivar os veículos e transmitir pelas ruas a conscientização de que o remédio para a nossa crise é o Projeto de Emenda a Constituição (PEC) do CSI que ataca os gastos estatais. Mais sobre ela mais adiante.

Equipe CSI mais Luiz presidente do Sindmobi
Equipe CSI mais Luiz presidente do Sindmobi

Participação dos caminhoneiros

O protesto também contou com a participação de caminhoneiros que em um excelente feito de logística estavam na Av Brasil aguardando a carreata que saiu do aeroporto do Galeão. Os grupos se encontraram e seguiram rumo ao centro da cidade com uma forte escolta da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Essa participação é bastante simbólica, pois, os políticos já tiveram uma amostra do que é uma paralisação da categoria e, por isso, tem pavor de uma nova greve.

Carro de Som do CSI
Carro de Som do CSI

Pela primeira primeira vez um movimento contra o Estado

Essa carreata vai entrar para a história do Brasil, pois, pela primeira vez um movimento nessa escala possui uma pauta anti-estado clara e definida. Nenhum outro protesto antes desse foi tão direto na questão: é preciso cortar a gordura da máquina estatal.

Como o protesto foi organizado por vários grupos de motoristas ele possuia uma pauta difusa que falava genericamente dos impostos e da subida dos valores das corridas nos aplicativos. Muitos dos que falavam pediam coisas do tipo: políticas públicas e providências para resolver a crise.

Nesse momento somos contra qualquer aumento de tarifas de forma artificial. Tarifas sobem por oferta e demanda. Nossa PEC vai resolver esse desafio com o aumento do emprego e renda. Com mais empregos muitos motoristas vão retornar as suas antigas profissões. Com o aumento da renda muita gente vai andar mais de aplicativos.

Nossa fala foi clara: "Queremos que os políticos votem SIM para a nossa PEC (Projeto de Emenda a Constituição)."

O sim dos politicos a nossa PEC é a resposta para os anseios com relação ao combustível. E, por isso, nosso Movimento atua de uma forma a não dar margens aos legisladores negociarem, ou, mais grave ainda, entregar a eles uma carta branca para agirem como bem entenderem.

Como o carro de Som do CSI era o principal, e, também, haviam vários carros na carreata com o nosso adesivo, para quem estava de fora a nossa pauta contra o Estado era a dominante e mais clara de todas.

Essa nossa pauta foi abraçada pelo Sindicato dos motoristas de aplicativo, o Sindmobi, mais duas associações do setor. Para as próximas ações ficou acertado que o foco será na nossa PEC e, as outras associações que desejarem, poderão se unir ao nosso movimento desde que abracem a proposta da PEC como pauta única.

Allana Ferreira
Allana Ferreira

A reação do público

O público brasileiro, no geral, é extremamente passivo, então, como era de se esperar, a maioria se mostra indiferente. Mesmo que estejamos falando sobre um problema que ele esta sentindo naquele momento: Preço dos combustíveis ou da comida muito altos só para exemplificar.

Mesmo assim foi gratificante ver que uma minoria vibrava, buzinava e respondia muito empolgada para nós. Essa reção foi muito positiva, pois, nosso Movimento ainda é pouco conhecido. As pessoas precisam de um tempo para saber quem nós somos e se sentirem mais familiarizados com o nosso trabalho. Elas vão entender com o tempo que não somos mais um pedindo votos ou defendendo algum partido. Nós defendemos o povo pagardor de impostos dos burocratas e políticos.

Temos certeza que com a continuidade desse tipo de ação o público vai reagir cada vez mais aos nossos eventos, e, com paciência e foco, vamos tirar o povo da letargia.

Faixa sobre o GNV

A falta de cobertura da Globo

Um dos sinais que estamos no caminho correto é que pela primeira vez no ano uma manifestação do Sindicato não recebe cobertura da Rede Globo que esteve no local, fez a entrevista, sobrevoou com o Globocop, mas, não quis colocar no ar. Mesmo tendo a carreata conseguido um feito fora do comum: parar a Av. Brasil.

Um outro protesto em frente a Alerj contra a morte de um rapaz, que contava com poucas pessoas foi destaque no RJTV do dia. A nossa manifestação que ocorreu no mesmo dia, hora e local, mas, em uma escala muito maior, passou em branco no noticiário.

Isso para nós é um sinal de que com a entrada do CSI a grande mídia passou a nos ignorar, pois, estamos batendo de frente com o sistema. Isso é um ótimo presságio.

Duda Santos
Duda Santos na Av Brasil
Duda Santos
Ativistas CSI
Luana Bandeira em frente a ALERJ em cima do carro de som
Luana Bandeira
Carros adesivados com CSI param a Brasil
carreata do csi na av brasil
Nossa carreata parando a Av Brasil

A Conclusão

Nós do Movimento Combustível Sem Imposto estávamos conscientes de que uma única carreata seria pouco para conquistar nosso objetivo

O plano era aprender como fazer uma carreata nesse nível, mostrar ao público e aos políticos que temos a capacidade para isso, e, deixar um recado claro: a roubalheira nos combustíveis vai acabar.

Vai acabar porque agora nós temos uma solução pronta para essa crise: a PEC do CSI. Aos políticos cabem apenas dizer sim para a nossa solução. Solução que vai libertar todo o povo brasileiro desse fardo imenso dos impostos mais altos do planeta sobre algo tão fundamental à vida.

Se você quiser fazer parte do Movimento Combustivel Sem Imposto basta se cadastrar aqui.

2 comments on “Carreata de motoristas de app e CSI paralisa a Brasil”

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram