Fim do Credit Suisse após 167 anos de existência

Após 167 anos de existência o famoso Credit Suisse deixa de existir de forma dramática vendido em pleno domingo.
Leia mais >>
20 de março de 2023

O Credit Suisse, um dos maiores bancos do mundo, com sede na Suíça, que resistiu a guerra Franco-Prussiana, a duas guerras mundiais, a crise pronto com e a crise do sub-prime, não resistiu a crise de 2023. Essa foi demais para o agora finado banco que após 167 anos de existência, foi aberto em 1856, deixou de existir. Agora o centenário banco entra para a história.


E entra para a história de uma forma nada lisonjeira…. Foi a primeira vez desde sempre um banco que já chegou a valer U$100 bilhões foi vendido em um domingo. Além dessa data inusitada também é notável o valor pelo qual o mesmo passou a frente : U$ 3,2 bilhões.


Exatos 3,2% do que já valeu um dia. E só foi vendido por U$3 bilhões porque o governo da Suíça fez muita pressão no UBS, pois, a oferta inicial foi de U$1bi.

Além da pressão os políticos da Suíça garantiram ao UBS que vão injetar mais de U$100 bilhões de dinheiro do pagador de impostos para manter a operação viável. Também colocaram um teto para perdas do UBS em U$10 bilhões.

O site do Credit Suisse imediatamente já publicou que os clientes podem ficar tranquilos, pois: "The Swiss National Bank will grant Credit Suisse access to facilities that provide substantial additional liquidity." Apesar de o CEO ter falado várias vezes que estava tudo bem antes da venda, agora eles admitem que continuarão rodando graças ao dinheiro do pagador de impostos da Suíça.

Yanca Ferreira na parede com pixação vermelha
Yanca Ferreira na parede com pixação vermelha

Credit Suisse deixa de existir em pleno domingo

Os políticos suíços não quiseram arriscar que a coisa se arrastasse até segunda feira. O temor de uma quebra sistêmica é grande demais. Fecharam o negócio em pleno domingo.

Mas essa não foi a única surpresa deste fatídico domingo. Nesse mesmo dia, 19 de Março de 2023, o Banco Central do USA também anunciou em caráter emergencial que junto com vários outros bancos centrais ao redor do mundo vai mudar as atividades de swap cambial de semanais para diários para, resumidamente, injetar mais algumas centenas de bilhões de dólares recém impressos nas veias dos bancos ao redor do mundo.

O mesmo esquema de sempre socializar o prejuízo. E é importante frisar que as autoridades monetárias do USA passaram os últimos dias garantindo que estava tudo certo e que o sistema bancário é totalmente seguro.

Yanca Ferreira Sorrindo de blusa branca e short jeans
Yanca no muro colorido de grafites

Você é o que você faz e não o que você fala que faz.

Carl Jung

Como disse Carl Jung: "Você é o que você faz e não o que você fala que faz." Nesse momento o que os burocratas estão fazendo é agir como pessoas em pânico. E quando burocratas do banco central entram em pânico eles tomam a única atitude que eles sabem tomar em tempos de crise: imprimir mais dinheiro. Seja lá o problema que for a solução é sempre imprimir mais dinheiro.

Quando burocratas do banco central entram em pânico eles tomam a única atitude que eles sabem tomar em tempos de crise: imprimir mais dinheiro.

Combustível Sem Imposto

Nada disso resolve. Só estão adiando o inevitável. Tanto o mercado sabe disso que abriu na segunda feira penalizando tanto a ação do UBS como, surpreendentemente, a do Credit Suisse que em situações normais subiria em um caso como esse. A ação do primeiro chegou 25% e a do segundo 60%.

Yanca Ferreira Sorrindo

A crise está apenas começando


O acerto de contas está próximo. Não se pode imprimir trilhões de dólares, além de manter os juros artificialmente zerados por mais de uma década, e achar que não vai haver consequências. É claro que vai. Tudo na vida tem consequências.

Essas são apenas as primeiras consequências. Neste gráfico abaixo é possível ver a quantidade de bancos que faliu na última crise em comparação com a quantidade atual.


Grafico com a quanitade de bancos falidos no USA desde 2000
Cada bolinha vermelha representa um banco falido no USA

Após ver esses dados acima fica muito evidente que agora que vai começar a crise, e, provavelmente, o que vai vir será uma concentração de bolas vermelhas bem maior do que as que haviam entre 2008 e 2015 tendo em vista a magnitude da bolha que é várias ordens de grandeza maior que a última.

Quando começamos em 2018 foi sabendo que um momento como esse estava a caminho. Não sabíamos quando seria e nem como seria. Apenas sabíamos que seria. Agora todos sabem. Se quiser conhecer a solução para isso veja o nosso texto sobre a PEC (Projeto de Emenda à Constituição).

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram