O crescimento meteórico do Movimento Combustível Sem Imposto

Em três meses o Movimento Combustível Sem Imposto saiu da obscuridade para a notoriedade e a cobertura de mídia. Nesse texto falamos sobre as prováveis razões disso.
Leia mais >>
23 de agosto de 2021

Do início de Maio até o dia em que escrevemos esse artigo, o Movimento Combustível Sem Imposto vem experimentando um crescimento meteórico em termos de conhecimento do público.

Vamos nesse texto falar o quanto isso é único na história do Brasil, as causas que levaram a esse crescimento e a reação dos políticos, empresários, sindicados e mídia.

3 anos de luta da origem até o crescimento

É muito importante frisar que a primeira ação do CSI aconteceu em Junho de 2018, na esteira da greve dos caminhoneiros, ainda com o nome Alezzia.

Em pouco tempo vimos que essa marca não era conhecida o suficiente e nem passava uma mensagem clara e objetiva o bastante. Uma nova marca se fazia necessária para a missão.

Essa nova marca veio a luz em Novembro de 2018. Data em que foi registrado o domínio csibr.org

Desde o seu embrião até esse crescimento foram quase três anos lutando em um relativo anonimato. Três anos avançando muito pouco.

E plano inicial nunca foi ser mais um grupo de pessoas lutando por atenção na internet com o objetivo de angariar seguidores. Desde sempre o objetivo era investir a maior parte do tempo e dos recursos em ações de rua.

Seguidores na internet, quando viessem, seriam uma consequência do que foi feito na rua.

Isso foi uma decisão arrojada em uma época em que todos faziam tudo na internet, e, quem não fazia, havia algum patrocínio, fundo eleitoral ou político envolvido.

A decisão foi arrojada, mas, foi a correta. Tornou o nosso crescimento muito mais vagaroso, mas, muito mais sólido. É melhor fazer o certo de forma mais lenta do que vender a alma para algo ao qual nós discordamos.

ativistas combustivel seml imposto ao lado das placas com mensagens - o cresciento metórico
Ativistas do Movimento Combustível Sem Imposto em ação na Barra da Tijuca
ativistas combustivel seml imposto ao lado das placas com mensagens - e o crescimento meteórico
Ativistas do Movimento Combustível Sem Imposto em ação na Barra da Tijuca

O que o CSI conseguiu até Agosto de 2021

Hoje sem dúvida o Movimento Combustível Sem Imposto é o único movimento no Rio de Janeiro, e talvez no Brasil, que tenha um apelo popular tão forte que milhares de pessoas diariamente andam com a nossa marca na rua. Seja com um veículo adesivado ou com a nossa camisa.

Isso é um feito fora do comum para um movimento político. Mesmo com o país polarizado ao extremo é muito raro, quase impossível, ver alguém na rua andando com uma camisa de partido ou político. As pessoas não se sentem seguras/confortáveis em fazer isso seja para que lado for.

Adesão popular em larga escala

Quando se trata do Movimento Combustível Sem Imposto tudo é diferente. Hoje a demanda pelos nossos adesivos é maior do que a nossa capacidade financeira de produzi-los. Se houvesse dinheiro para produzir 100 mil adesivos, com toda a certeza, 100 mil adesivos seriam colados nos veículos.

E estamos falando de todos os veículos sejam eles carros, caminhões, motos, vans, etc.

Em uma campanha política, no geral, as pessoas pagam para ter adesivos de candidatos no carro. Um adesivo em um caminhão é um outdoor ambulante com uma capacidade de influenciar em uma escala vultuosa.

Nas nossas contas, grosseiramente falando, um caminhão rodando com um grande adesivo dos dois lados e na parte de trás do baú equivale a em torno de 50 carros. E nós já adesivamos mais de uma centena de caminhões.

Quando chegamos em uma manifestação até os polícias e guardas municipais querem nosso adesivo e nossa camisa. Muitas falam que se não estivessem usando a farda estariam protestando ao nosso lado.

Cobertura massiva da mídia tradicional

É muito raro que algum movimento tenha uma cobertura de mídia massiva. Isso aconteceu na nossa manifestação de 4/8 onde, apesar de alguns veículos tentarem transformar em uma manifestação de motoristas de aplicativo, houve uma cobertura sem igual com todas as maiores rádios, emissoras e jornais cobrindo o evento.

Nossa marca apareceu nos principais canais e foi vista por milhões de pessoas. O valor disso é incalculável. Esse acontecimento levou o CSI a um patamar várias vezes mais elevado do que já estava.

Yanca Ferreira sorrindo sobre nos
Yanca Ferreira modelo do Movimento Combustível Sem Imposto
Yanca Ferreira em ação no Sambódromo

Como o CSI conseguiu o que conseguiu até agora?

No livro "Feitas para Vencer" de Jim Collins ele fala sobre a caminhada para o sucesso de um empreendimento. Ele faz analogia com um volante que no inicio se faz uma força muito grande para se girar apenas um milímetro. Depois de muito tempo fazendo força e girando quase nada, ou nada, ele começa a pegar velocidade.

Uma hora a velocidade fica tão intensa que ele parece que começa a rodar por conta própria.

Esse momento em que o CSI se encontra, três anos após o início, é a hora em que o volante começa a girar com facilidade. Ainda não gira por conta própria, mas, a cada impulso que é investido o retorno é bem mais intenso.

Agora vamos listar os diferenciais do CSI enquanto movimento.

Faixa Combustivel Sem Imposto no Aterro do Flamengo
Faixa Combustível Sem Imposto na passarela do Aterro do Flamengo
faixa combustivel sem imposto na passarela do aterro do flamengo
Faixa Combustível Sem Imposto na passarela do Aterro do Flamengo

Gestão de marca

A gestão da marca do CSI foi bem trabalhada desde o inicio. As cores são simples e constantes: Preto, branco e verde. A fonte é sempre a mesma em tudo: Roboto. O símbolo do movimento, o coração, é onipresente em tudo.

Em qualquer coisa que uma pessoa tenha contato com o CSI, adesivos, site, camisa, bandeiras, faixas, redes sociais, o visual e a linguagem é basicamente a mesma.

Os objetivos, os slogans e até as musicas são as mesmas: Bolero de Ravel e With a Little Help From My Friends são usados intensamente.

Tudo isso faz com que o CSI esteja sendo cada vez mais facilmente reconhecido pelas pessoas. O resultado disso é que as nossas camisas agora são desejadas intensamente. Até os policiais que vem para garantir as nossas ações querem receber as nossas camisas.

Foco em um objetivo claro e concreto

As pessoas querem uma melhora imediata para a sua vida. Já viram que esses slogans vazios e essa guerra ideológica abstrata que polariza o país não está trazendo resultados práticos.

Por isso somos claro e objetivos: Vamos demitir 500 mil servidores concursados e comissionados para termos gasolina a 2,90. E é isso.

Algo palpável e concreto que todo cidadão honesto apoia.

BAG amarela adesivada combustivel sem imposto
Faixa Combustível Sem Imposto na passarela do Aterro do Flamengo
bag amarela adesivada combustivel sem imposto
Faixa Combustível Sem Imposto na passarela do Aterro do Flamengo

Consistência

Diferente de outros movimentos que querem surfar uma onda e aproveitar uma explosão de mídia de algum assunto nós mantemos a regularidade do nosso assunto e das nossas ações.

As vezes ouvimos alguém nos dizer: "Aproveita que tal coisa aconteceu" ou "Aproveita que tal pessoa disse tal coisa."

A resposta para isso é: Nós não "aproveitamos" nada. Nossas ações são constantes. Nossas postagens e temas são sempre em linha com o nosso objetivo. Tudo de forma o mais simples e de fácil entendimento para a grande maioria das pessoas.

Nada de sobressaltos e nada de surfar o tema polêmico do dia. Apenas consistência ao longo do tempo.

Evento no Aterro do Flamengo
Adesivaço no Aterro do Flamengo
Caminhao com adesivo do Combustivel Sem Imposto
Caminhão adesivado participando da campanha

Mensagem radical

A nossa mensagem é constante, porém, radical. Nada de soluções cosméticas e ineficazes. Temos que fazer uma cirurgia para extirpar a doença. E a doença é o monstruoso gasto estatal. Vamos nele! E para isso precisamos fechar vários órgãos e demitir 500 mil servidores concursados e comissionados. Isso vai ser feito.

Ninguém do meio político tem coragem de falar de forma tão radical e direta. Todos querem fazer média e agradar a todos. Não temos compromisso em agradar a todos. Não somos candidatos a nenhum cargo eletivo. Nosso objetivo é livrar o povo dessa roubalheira de impostos nos combustíveis. Essa missão será cumprida.

Faixa de greve na Av Brasil
Faixa preta de greve presa na passarela da Av Brasil
Faixa de greve na Av Brasil

A condição econômica

O grande promotor do Movimento Combustível Sem Imposto foram os políticos e "instituições democráticas" do Brasil que atiraram o povo na maior crise econômica desde sempre. A fome voltou com toda a força ao país. Não somente no interior, mas, nas grandes capitais.

E mesmo com isso o Estado continua queimando o dinheiro do povo para manter privilégios nababescos para políticos e servidores estatais das três esferas de poder. Isso é um ultraje a dignidade dos brasileiros.

Isso cria a revolta que faz com que mais pessoas queiram se juntar a nossa causa.

Adesivando carro no aterro do flamengo
Adesivando carro no Aterro do Flamengo
adesivando carro no vidro traseiro
Em ação no posto de combustível

Caráter apartidário

Não temos nenhum envolvimento com partidos ou políticos. Todavia todos são bem vindos a apoiar a essa causa, desde que cientes que não receberão nada em troca da nossa parte.

O retorno vai ser o reconhecimento do povo, e de Deus, por terem feito a coisa correta. Certamente haverá muito retorno em estar ao lado do bem. Todavia aqui o apoio é uma via de mão única. Nem estamos dispostos a ceder em nada no que toca as nossas exigências de corte de gastos e demais itens do nosso Projeto de Emenda a Constituição - PEC.

ativista CSI carregando a bandeira do movimento
Ativista em protesto no Palácio Guanaraba
Ativista em Panfletagem para um carro branco -
Panfletagem na rua - Zona Norte do Rio de Janeiro

A Reação da elite brasileira

Entenda por elite os grandes empresários, políticos, jornalistas das grandes emissoras, influenciadores digitais de alto impacto e por ai vai...

A reação foi de se fingir de mortos. Basicamente nenhum político veio nos procurar. Os poucos que vieram não quiseram participar, pois, não querem demitir funcionários públicos.

E as empresas de transporte, grande beneficiárias do nosso movimento, preferiram ficar passivas. Todos esperando que alguma solução para a crise caia do céu.

O que esperar do futuro?

Nada está definido ainda, mas, tudo ficou mais fácil. Temos que manter o foco e a consistência. O plano está bem estruturado. Para vencermos basta continuarmos no mesmo ritmo com a mesma fé, foco e humildade.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram