O fechamento do Ministério da Integração Nacional

Quando um governo não quer resolver um problema ele cria um ministério. Essa é uma frase lendária da história brasileira. […]
Leia mais >>
17 de agosto de 2019

Quando um governo não quer resolver um problema ele cria um ministério. Essa é uma frase lendária da história brasileira.

Ao longo de 100 anos pudemos ver a criação de vários ministérios com nomes idealistas lindos. Todos esses ministérios fizeram muita coisa, menos, ajudar o povo no propósito ao qual eles foram criados.

Nesse rol entra o Ministério da Integração Nacional que existiu de 1999 até 2019 e em 20 anos de existência esse ministério envolvido em obras extremamente controversas como a transposição do Rio São Francisco onde houve entre outras coisas o vazamento abaixo:

O fracasso ferroviário

Após 19 anos de Ministério da Integração Nacional pudemos ver com a paralisação dos caminhoneiros que o Brasil não tem nenhuma integração nacional.

No mundo de hoje não existe integração sem ferrovias e é notório o nosso absoluto atraso nesse setor.

Se é algo que esse ministério deveria ter feito para integrar o território é ter criado o ambiente para a expansão da malha ferroviária. Não fez e não vai fazer.

Veja no gráfico abaixo o que aconteceu após 13 anos desse órgão.

gráfico da evolução da malha ferroviária ao longo dos anos no brasil
Gráfico com a evolução da malha ferroviária : Não houve evolução

Nessa página você pode ver mais dados sobre as ferrovias no Brasil.

Custo de R$6 bi ao ano

Esse ministério para entregar esses resultados mínimos custou ao pagador de impostos 6 bilhões de reais ao ano. Ainda não descobrimos onde esse dinheiro foi gasto, mas, muito provavelmente a maior parte em salários e o restante para muitas obras superfaturadas como foi a lógica ao longo dos anos.

Encerramento em 2019

Para termos combustível sem imposto e deixar o dinheiro do povo na mão do povo vamos precisar cortar gastos e esse ministério é um que não faz parte de nenhuma das áreas prioritárias: saúde, educação, segurança, sustentabilidade e bolsa família.

Apesar de ele ter sido extinto em 2019 todo o seu quadro de funcionários públicos permanece ativo, tendo sido incorporado pelo ministério do Desenvolvimento Regional, que foi a união do primeiro com o Ministério das Cidades.

Para zerar os impostos nos combustíveis, que representam 140 bilhões de reais por ano, vamos precisar de todos esses 6 bilhões que eram usados no extinto ministério. Por isso serão cortados tanto os funcionários como qualquer outra verba para eventuais obras.

modelo fotografica ruiva e morena no fundo branco com camisa branca e sinal de positivo
Modelo ruiva e morena no fundo branco com camisa branca fazendo sinal positivo com calça jeans e calça preta
A subida do investimento com o fim dos impostos nos combustíveis

O crescimento do investimento particular com o fim do imposto

Com o fim do imposto sobre os combustíveis o setor produtivo receberá uma chuva de 140 bilhões de reais por ano. Esse é o dinheiro que deixará de ir para os cofres do Estado e permanecerá na poder das pessoas.

Para efeito de comparação, no ano de 2018 o governo investiu em infra-estrutura o total de 28 bilhões de reais.

Com esse grande impulso econômico que o fim dos impostos nos combustíveis vai trazer ao país, teremos toda a integração regional que esse órgão não foi capaz de nos prover ao longo de 20 anos as custas de muito dinheiro do trabalhador.

Agora veja como o setor de venture capital vai se beneficiar com o fim dos impostos nos combustíveis aqui no Brasil.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram