O PR volta atrás no desastrado aumento do imposto sobre o querosene de aviação

Em 2015 o governo do Paraná, na época liderado por Beto Richa, fez o que os políticos brasileiros fazem desde […]
Leia mais >>
30 de julho de 2019

Em 2015 o governo do Paraná, na época liderado por Beto Richa, fez o que os políticos brasileiros fazem desde sempre quando eles gastam de mais o dinheiro do povo: tomam mais dinheiro do povo.

Nessa época foi na forma de aumento do imposto sobre o QAV (Querosene de Aviação). O imposto saltou estratosféricos 129% da noite para o dia passando de 7% para 16%.

Qualquer decisão, seja ela boa ou ruim, trás consequências e nesse caso é óbvio que a decisão era péssima e as consequências foram equivalentes.

Modelo fotografica morena na praia com a mao no cabelo e camisa branca e verde com coraçao verde - Abrico Rio de Janeiro - segurando placa pelo fechamento da agencia nacional do petroleo

A equipe do deputado Homero Marchese (PROS) fez um estudo e comprovou numericamente o estrago da política desastrosa de aumentar impostos.

Enquanto São Paulo e Santa Catarina tiveram aumento de voos dentro do Estado, 8 e 17% respectivamente, no Paraná houve queda de inacreditáveis 60% enquanto o preço dos bilhetes aéreos disparou 75%.

Depois de 5 anos dessa decisão política estúpida que trouxe graves consequências para o povo do Paraná o governo desse Estado desfaz a besteira e volta aos 7% anterior.

Quanto o povo do Paraná perdeu de dinheiro e qualidade de vida em cinco anos para sustentar as mordomias dos políticos e do funcionalismo público do Estado?

Esse é um exemplo extremamente bem ilustrado sobre apenas um combustível. Imagina o impulso que será para a economia, e para o povo, quando todo o imposto (federal e estadual) sobre o querosene de aviação for zerado.

Modelo fotografica morena na praia com a mao no cabelo e camisa branca e verde com coraçao verde - Abrico Rio de Janeiro - sentada na areia de biquini branco
Modelo fotografica morena na praia com a mao no cabelo e camisa branca e verde com coraçao verde - Abrico Rio de Janeiro - sentada na areia de biquini branco

A experiência do Paraná serviu para provar que o imposto pago nos combustíveis é um dinheiro jogado fora. Esses cinco anos de impostos não fizeram nenhuma diferença sensível para população no que diz respeito aos serviços públicos, se é que fez alguma, e trouxe um transtorno enorme na logística aérea.

O Movimento Combustível Sem Imposto vai proteger o povo dos políticos e burocratas que podem assaltar o bolso do trabalhador a qualquer momento, independente das consequências nefastas desse assalto. Consequências essas que pesam principalmente para os mais pobres.

Outro transtorno real, mas, muito maior que o imposto no Paraná é o déficit fiscal brasileiro. Nesse texto nós mostramos as consequências dele para a nossa vida e como ninguém está fazendo nada para nos salvar dessa catástrofe exceto o Movimento Combustível Sem Imposto.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram