O Silicon Valley Bank é o sinal que estávamos aguardando

A quebra do Silicon Valley Bank é o sinal que esperávamos desde 2018 durante a fundação do Movimento. Demorou, mas, chegou.
Leia mais >>
12 de março de 2023

Neste domingo as autoridades monetárias americanas avisaram que vão usar os recursos do pagador de impostos, através da impressão de dinheiro, para cobrir todos os depósitos existentes no Silicon Valley Bank.

Isso significa algo em torno de U$250 bilhões de dólares a sairem das impressoras. É importante notar que o Banco Central americano vinha desde Junho de 2022 reduzindo a quantidade de dinheiro impresso em uma velocidade aproximada de U$95 bilhões por mês.

Com uma canetada o FED vai jogar no mercado em um único dia o dinheiro impresso que o mesmo levou em torno de três meses para enxugar. Foi a primeira vez que o Banco Central fez isso, mas, com certeza não será a última, pois, todo o mecanismo que fez essa quebra acontecer continua operando em velocidade máxima.

Como disse uma comentarista da Fox News, Stephanie Pomboy nesse video aqui, a grande surpresa foi como que essa quebra demorou tanto a acontecer uma vez que estamos vendo o maior aumento de juros da história. A própria apresentadora do programa abriu a entrevista dizendo: "Stephanie, não foi a primeira e não vai ser a última."

A grande surpresa foi a quebra ter demorado tanto para acontecer

Stephanie Pomboy

Essa atitude de financiar a quebra de um banco sinaliza mais uma vez que os grandes podem quebrar despreocupados que o povo vai pagar.

E é importante que fique bem claro que o governo vai salvar os milionários, pois, quem tinha até U$250 mil já estava coberto e não perderia nada.

O governo vai salvar os milionários, pois, quem tinha até U$250mil estava coberto e não perderia nada.

Combustível Sem Imposto

Uma atitude como essa é quase um alívio para os próximos bancos que poderão quebrar sem terem que se preocupar com o dinheiro dos clientes, pois, isso o pagador de impostos assume. É a velha máxima de "socializar o prejuízo."

E nada disso vai resolver, pois, o risco sistêmico continua imenso e largamente disseminado. Existem muitos videos no Youtube que apontam a fragilidade bancária nos Estados Unidos.

O que levou o SVB ao fim foi a perda de U$2bi na venda de títulos do governo. Segundo várias fontes existem mais de 300 vezes esse valor (U$620 bilhões) em perdas não realizadas em todo o sistema bancário do USA. Ou seja, esse é o mesmo mecanismo que faliu com o SVB, todavia, em uma escala centenas de vezes maior.

Yanca Ferreira de short jeans e meião adidas

O CSI foi fundando prevendo algo assim

O Movimento Combustível Sem Imposto foi fundado em 2018 prevendo uma situação dessas. Com todos os fundamentos que tínhamos na época era claro que o sistema não era sustentável. A dívida dos países crescia rápido de mais. Os governos gastavam muito e imprimiam muito. Empreender estava cada vez mais difícil e especular sem produzir nada era cada vez mais atrativo.

O cenário acima é a receita exata do desastre. A única coisa que não sabíamos era quando e como uma nova crise aconteceria, mas, que ela aconteceria era uma certeza.

Achamos que viria em 2020 com a pandemia, mas, não veio. Depois com a guerra na Ucrânia, mas, também não veio. Veio agora com a quebra do SVB, que em termos de valores é pequeno, mas, em termos simbólicos é imenso.

Para nós isso foi igual a quebra do Bear Stearns em 2007. Agora é esperar para descobrimos quem vai ser o Lehman Brothers da vez.

Yanca Ferreira sentada de short jeans
Yanca Ferreira - Short jeans - placa fim da estabilidade do funcionalismo publico

O modelo Anti-Frágil

Nassim Taleb cunhou o termo "Anti-Frágil" para coisas que se crescem com a volatilidade e o caos. O Movimento Combustível Sem Imposto foi projetado do zero para operar no caos e na volatilidade.

Está sendo muito mais fácil, e será cada vez mais, crescer o movimento com essa turbulência. Em épocas de turbulência as pessoas buscam líderes resolutos com soluções radicais. Soluções que sejam diferente de tudo o que está ai.

Nesse momento que nós entramos, pois, há cinco anos estamos na luta para implantar a nossa solução radical. O comodismo das pessoas impediu até hoje que essa solução acontecesse. A crise que começa agora faz com que as pessoas sejam obrigadas a sair da zona de conforto e isso vai nos beneficiar.

A crise que começa agora faz com que as pessoas sejam obrigadas a sair da zona de conforto e isso vai nos beneficiar.

Combustivel Sem Imposto

Agora aproveite para conhecer a nossa solução radical: A PEC do Movimento Combutível Sem Imposto.

One comment on “O Silicon Valley Bank é o sinal que estávamos aguardando”

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram