Porque o preço dos combustíveis disparou e como consertar isso?

Entensa aqui quem porque o preço dos combustíveis disparou tão rápido ultimamente. Quem são os culpados e como resolver isso.
Leia mais >>
29 de agosto de 2021

No fim de Agosto gás e petróleo subiram mais de 10% no mercado internacional. Como a Petrobrás não é empresa de caridade ela vai repassar tudo caso não haja uma queda rápida. Isso vai consolidar o preço da gasolina na casa, ou acima, dos sete reais na maioria dos estados.

Ainda sim isso não explica a disparada de preços nos combustíveis, pois, o petróleo está sendo vendido a U$68 quando em um passado ele chegou a ser negociado por mais que o dobro do preço, U$174 o WTI, em Julho de 2008. E mesmo com esse preço nas alturas a gasolina não custava 7 reais.

Grafico do preço do petroleo WTI ao longo dos anos
Petróleo está longe do preço máximo em dólar

Por outro lado quando observamos o preço do petróleo em reais ai vemos que o valor está na máxima histórica. Isso é um efeito direito da impressão de dinheiro somada a toda crise econômica e desconfiança no Brasil.

Grafico da cotação do petroleo em reais ao longo dos anos - máxima histórica
Petróleo está na máxima história em reais

Os políticos agora descobriram o assunto combustível

Desde 2018 o Movimento Combustível Sem Imposto existe e alerta para o problema dos combustíveis. Somente agora, com a explosão da crise, o tema virou o assunto da moda principalmente para os políticos. Quase todos estão tentando de uma forma ou de outra tirar o corpo fora, e, ao mesmo tempo, tirar fora a responsabilidade do parasita ao qual eles estão coligados, seja esse parasita um governador ou o presidente.

Basta correr as redes sociais de qualquer um para comprovar como esse tema ficou badalado. Os que não estão tentando tirar o corpo fora estão tentando surfar na onda.

O modos operandi é sempre o mesmo: Jogar a culpa no outro. Ben no estilo do político brasileiro que todos já sabem como é que funciona.

Como eles jogam a culpa um no outro, no final, a culpa não é de ninguém. É do povo. É aquela tradicional falta de caráter dos mandatários do país.

A questão toda é que nenhum deles quer resolver o caso em definitivo, pois, para resolver isso é preciso cortar gastos. E cortar gastos é o termo proibido na política. Os gastos, pagos pelo povo, precisam aumentar para sempre na cabeça de quem é eleito.

Para resolver a crise dos combustíveis é preciso cortar gastos. E cortar gastos é o termo proibido entre os políticos.

Combustiível Sem Imposto
Caminhão com adesivo do movimento combustivel sem imposto
Caminhão com adesivo Combustivel Sem Imposto
ativista do movimento combustivel sem imposto segurando a bandeira do movimento em açao nas laranjeiras
Ativista do CSI em ação nas Laranjeiras - RJ

Afinal porque o preço subiu tanto e tão rápido?

O que aconteceu de diferente é que agora houve uma massiva impressão de dinheiro, gráfico abaixo, que fez o real perder muito valor frente ao dólar. Isso causa a inflação e isso fez o preço de tudo subir, não somente o combustível.

Soma-se também a deterioração da economia, que já vinha ocorrendo, mas, foi acelerada pelas medidas de fechamento. Economia em deterioração faz o investimento interno e externo cair.

Por fim, junto com a política de juros irrealisticamente baixa do Banco Central, taxa Selic, a quantidade de dólares que entrasse no Brasil caisse mais ainda. No ano de 2020 houve mais saída do que entrada de dólares.

Por oferta e demanda quanto menor a quantidade de dólares no país mais o seu preço em reais sobe. Disparou o preço do dólar disparam junto todos os produtos que são negociados em dólar.

E não adianta falar que a Petrobras deveria fazer caridade e vender abaixo do valor de mercado, pois, isso já foi tentado antes e levou a empresa e chegar a beira da falência.

jeep preto com adesivo combustivel sem imposto e a disparada de preço nos combustiveis - inflação
Veículo com adesivo do Movimento Combustível Sem Imposto
jeep com adesivo do movimento combustivel sem imposto
Veículo com adesivo do Movimento Combustível Sem Imposto

E de quem é a culpa pela disparada?

No que se trata do tema economia, as coisas, no geral, não são por acaso. Exceto em momentos de catástrofes da natureza, existe sempre uma cadeia de comando responsável pelo que ocorre.

Abaixo estão listados os responsáveis em ordem crescente, do menor para o maior, de responsabilidade.

Governadores nadando em dinheiro

Os governadores arrasam a economia com as medidas de lockdown. Sem negócios funcionando o desemprego dispara e isso deteriora a economia sobremaneira. Uma economia deteriorada faz o investimento desabar, como foi escrito antes, e a geração de riquezas junto. A consequência disso é a disparada do dolar. Quando o dolar sobe o preço dos combustíveis vai subir junto.

Com a subida do preço dos combustíveis os governadores agora estão nadando em dinheiro. Antes eles cobravam uma aliquota de 30% sobre R$4,00, que era o preço médio na bomba. Agora estão cobrando 30% sobre R$7,00.

É muito recurso entrando nos cofres dos estados, mas, para nenhuma surpresa de quem sabe como é a decência dos políticos brasileiros, seja de que corrente doutrinária for, nenhum desses vagabundos se pronunciou sobre esse aumento de arrecadação. Estão fingindo demência.

Nenhum disse que iria alivar o bolso do trabalhador. Para que aliviar? Para eles trabalhador nem é gente, exceto, na hora de votar. Na hora de receber o seu dinheiro eles todos tem a mesma ideologia: depenar o povo o máximo possível.

Na hora de receber o seu dinheiro todos os políticos tem a mesma ideologia: depenar o povo o máximo possível.

Combustível Sem Imposto

O Congresso Nacional

Com a crise e a falta de dinheiro aguda a atitude do Congresso Nacional foi tomar providências para se gastar mais dinheiro. Inclusive com o aumento do fundão eleitoral e reajuste para funcionários da receita federal só para citar algumas.

Deixarm correr soltas todas as medidas que tiraram a liberdade das pessoas e deterioram profundamente a economia. Hoje continuam se omitindo em fazer qualquer corte, e, por fim, foram coniventes com o roubo que vem a seguir.


O presidente imprimidor de dinheiro

A principal patifaria vem do lado do presidente e sua turma de fanáticos que querem nos fazer de idiotas dizendo absurdos do tipo: "O PR zerou todos os impostos sobre os combustíveis." ou "A culpa é exclusiva dos governadores."

O PR é o maior culpado disso com a impressão monstruosa de dinheiro que fez principalmente a partir de 2020 para poder postar nas redes sociais que distribuiu dinheiro "de graça" para tantas milhões de pessoas.

Foi quase 1 trilhão de reais impressos a partir do nada como pode ser visto no gráfico abaixo.

grafico da expansão da base monetária no brasil - impressão de dinheiro
Fonte: Tradind Economics - Banco Central do Brasil
Grafico da impressão de dinheiro no brasil mes a mes
Em Julho o dinheiro impresso bate novo record

A fonte da impressão de dinheiro você pode baixar no na planilha de Excel disponível no site do Banco Central ou na página trading economics.

Imprimir dinheiro causa inflação e o preço de tudo sobe, como se viu no mercado. É roubo puro e simples. Os preços sobem e o seu salário congela, pois, as empresas não tem como dar aumento. O resultado é que com uma canetada você empobrece para enriquecer os amigos do rei.

A impressão de dinheiro é o grande motivo que explica porque na crise alguns bilionários ficaram mais bilionários e os pobres ficaram mais pobres. É um programa de transferência de renda do povo para quem tem ligações com o poder.

Agora pergunta se em alguma live ele fala dessa impressão. Nada! Isso é convenientemente esquecido no meio de outras irrelevâncias.

Protesto Combustivel Sem Imposto na Av Brasil

A solução para a crise

O Movimento Combustível Sem Imposto tem a solução para essa crise dos combustíveis. É o Projeto de Emenda a Constituição (PEC) que fecha órgãos estatais, demite funcionários públicos e acaba com todos os impostos sobre todos os combustíveis.

Essa PEC precisa ser assinada pelo presidente ou por 1/3 do congresso para ganhar número. Estamos fazendo ações de rua intensamente para que isso aconteça.

A única coisa que falta para conseguirmos que essa vitória é um venture capital com visão de futuro para investir no nosso movimento. Acesse essa página para saber mais sobre isso.

One comment on “Porque o preço dos combustíveis disparou e como consertar isso?”

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a nós

Vamos acabar com o roubo de impostos nos combustíveis. A única forma de conseguir isso é com união.
VAMOS NESSA!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram