Se você quiser uma resposta simples e direta sobre quem é a menina do Combustível Sem Imposto a resposta é: Yanca Ferreira.
Mas provavelmente isso vai significar muito pouco para você então vamos te explicar como Yanca Ferreira se tornou a pessoa mais vista nas ruas do Brasil.
O Movimento Combustível Sem Imposto teve início em 1 de Junho de 2018 com uma manifestação em Copacabana para apoiar a greve dos caminhoneiros. Neste começo se chamava Movimento Alezzia. O nome Combustível Sem Imposto foi registrado somente em Novembro desse mesmo ano.
Nesse início a ideia de adesivar veículos ainda estava muito longe, todavia, a intenção de fazer ensaios fotográficos já estava bem viva. Sendo assim, fomos buscar modelos para os ensaios.
Através do Instagram conhecemos uma modelo e a convidamos para fotografar para a campanha. Por meio dessa primeira modelo conhecemos uma segunda modelo. Por sua vez essa segunda modelo indicou uma terceira modelo. Esta terceira modelo se chamava Yanca Ferreira.
No total, além dessas duas citadas anteriormente, haviam mais outras cinco modelos que também haviam fotografado para o CSI. Yanca Ferreira foi a oitava modelo a fotografar para o movimento.
Na manhã do dia 6 de Fevereiro de 2019 Yanca Ferreira estava esperando pontualmente na Praia da Barra, sentada no extinto quiosque Paris, quando esse que voz escreve, Alexandre do Nascimento, chegou um pouco atrasado para o ensaio. Yanca havia acabado de completar 18 anos.
A primeira impressão foi de alguém bem séria e compenetrada ao ouvir um breve resumo sobre o que era o Movimento Combustível Sem Imposto. Isso sem falar da sua beleza que era bastante notável mesmo sem nenhuma maquiagem.
Durante o ensaio Yanca se mostrou uma pessoa muito animada e energética. O entrosamento foi rápido e o resultado, excelente. Ainda sim, ninguém naquele dia imaginava o que estava por vir. Como que aquela menina de 18 anos, totalmente anônima, seria vista todos os dias por milhões de pessoas?
Note que Yanca não foi a primeira a entrar para o CSI e nem foi a última. Também não era conhecida de ninguém que já fazia parte do movimento. Não havia padrinhos. Começou da mesma forma que outras começaram antes e da mesma forma que muitas outras começariam depois.
Ao longo do ano de 2019 Yanca se prontificou a fazer vários outros ensaios, enquanto as demais tinham interesse muito pequeno ou, em alguns casos, zero, em manter uma atividade regular conosco. Sua proatividade era seu grande diferencial.
Como disse Sam Walton, fundador do Wal-Mart: "Existe um pote de ouro no final do arco-íris. Mas para alcançar esse pote é preciso percorrer todo o arco íris."
Existe um pote de ouro no final do arco-íris. Mas para alcançar esse pote é preciso percorrer todo o arco-íris.
Sam Walton (Fundador do Wal-Mart)
A grande maioria das pessoas não quer passar por todo o processo de percorrer o arco-íris. Quer apenas queimar as etapas e ir direto ao resultado final.
Em 2019 o Movimento Combustível Sem Imposto era muito pequeno, conhecido apenas por um grupo bem restrito de pessoas e apoiado por quase ninguém quando comparado a escala atual de 2024. Estávamos a anos de distância do resultado que buscávamos. O tamanho era pequeno mas a fé e a vontade eram imensas.
Nesta fase em que o CSI era muito pequeno Yanca foi a única modelo que teve a maturidade, mesmo com 18 anos, e a visão de futuro para passar por todo o processo de crescimento. Ou como disse Sam Walton: "Percorrer todo o arco-íris."
A sua dedicação ao longo do primeiro semestre de 2019 possibilitou que ela vivesse o momento histórico e revolucionário que estava para acontecer em Agosto deste mesmo ano, seis meses após o primeiro ensaio.
A manhã começou bastante ensolarada em 8 de Agosto de 2019. Nesse dia Yanca foi com uma outra modelo fazer uma maquiagem, pois, a tarde ambas teriam um compromisso com o Movimento Combustível Sem Imposto.
Este era o seu primeiro ensaio no fundo branco de um estúdio profissional. O estúdio ficava na Zona Sul do Rio de Janeiro e antes da Yanca outras três modelos contratadas por nós já haviam feito ensaio nesse mesmo estúdio.
Começamos a fotografar por volta das 18hs e tiramos pouco mais de 2.200 fotos. Quando o relógio registrava 19hs45 minutos a Sony A73 clicou a foto que anos a frente iria influenciar a vida de todo o Brasil. As 19hs46 minutos a mesma Sony bateu a segunda foto histórica.
Antes dessas duas fotos históricas já havíamos registrado mais de mil fotos neste ensaio e depois dessas duas mais 1000 outras também seriam registradas.
Note bem que mesmo nesse dia histórico haviam duas modelos posando para o Movimento Combustível Sem Imposto, Yanca e uma colega dela. Mas, como você hoje já sabe, Yanca foi a única a estampar milhares de caminhões.
No exato momento em que essas fotos nasceram nada de especial aconteceu. Ao menos não que nós percebêssemos. Se alguém naquele instante nos dissesse que havíamos acabado de fazer uma foto que influenciaria a vida de milhões de brasileiros nós provavelmente ficaríamos céticos com a notícia.
Torceríamos para ser verdade, mas, não teríamos como visualizar esse cenário.
Acabamos a seção de fotos felizes com o resultado, mas, sem nenhuma euforia. De forma alguma saímos pensando algo do tipo: "Vamos mudar o mundo com esse ensaio". A intenção até aquele momento era usar as fotos de forma cotidiana em nosso site e nas redes sociais.
Colocar adesivo em veículos ainda era um sonho muito distante.
Um ano e meio depois do ensaio histórico e dois anos depois de Yanca Ferreira entrar para o Movimento Combustível Sem Imposto, Janeiro de 2021, foi feito um pequeno teste de adesivação em uma escala bem reduzida. Apenas 13 carros de passeios, a maioria Uber, foi adesivada nesse mês. Todos em um mesmo dia. Era pouco, mas, pelo menos a marca passava a ter alguma presença na rua. Ficou provado que era possível fazer motoristas divulgarem a nossa campanha sem ter um custo fixo mensal envolvido. Era essa a prova que estávamos buscando.
Foram apenas treze veículos, mas, a alegria foi imensa. Foi um primeiro passo, um pequeno primeiro passo, mas, abriu o caminho para o que estava por vir. Desse dia em diante a marca estava na rua. E estava para nunca mais sair.
Os quatro meses seguintes foram de espera. Não havia muito o que ser feito com os recursos bem limitados e a situação política muito parada.
Até que em Maio tivemos uma grande surpresa que iria virar tudo de cabeça para baixo.
No dia 01 de Maio de 2021 a Petrobras anunciou aumento de 39% do GNV. De uma hora para a outra o gás natural subiu mais de um real passando de R$2,00 para R$3,00.
Tal aumento revoltou os motoristas, principalmente os motoristas de aplicativo, e com isso tivemos a oportunidade de fazermos uma ação de rua para aproveitar essa revolta. Agora todos estavam dispostos a colocar nossos adesivos nos seus carros. Mesmo que quase ninguém nos conhecesse isso passou a ser irrelevante. As pessoas queriam protestar contra o aumento do GNV de qualquer maneira.
O local escolhido foi a Av Lobo Júnior no bairro da Penha, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro.
Foi a primeira vez que fomos para a rua parar pessoas aleatórias e pedir para adesivar seus veículos. Nesse período somente adesivávamos carros de aplicativo, ainda sim, conseguimos aplicar adesivos em mais ou menos 300 carros.
Ou seja, saltamos de 13 carros com adesivo para 300 carros. Agora finalmente o CSI deixaria de ser pouco conhecido e começava a ter difusão popular.
Eram adesivos perfurados simples para o vidro de trás dos carros, mas, estávamos muito felizes, pois, após três anos a marca iria ter uma presença razoável no mundo real. A quantidade de ativistas começou a crescer com consistência a partir desse dia. Dai para a frente nunca mais parou.
Vale destacar que é muito raro a Yanca estar presente em uma ação de rua, mas, nesse dia em específico, Yanca estava. Ainda levaria mais de um ano para o primeiro adesivo com a Yanca ser criado. O processo de percorrer o arco-íris prosseguia.
A intenção inicial era adesivar somente carros, mas, com o tempo foi aventada a possibilidade de também adesivar caminhões, afinal, o CSI começou por causa da greve dos caminhoneiros.
Além disso, havia uma quadrilha de pessoas especializada em arrancar os nossos adesivos. Gente que gosta de Estado grande, de mamatas, de corrupção e de impostos. Como essas pessoas viram que o nosso movimento estava crescendo elas passaram a sistematicamente arrancar nossos adesivos.
O que era para ser uma chateação se tornou a grande oportunidade...
Em 9 de Junho de 2021 foi feita a primeira tentativa de adesivar caminhões. Já havíamos adesivado milhares de carros até aquele momento, mas, caminhões, zero.
Por ventura o nosso vizinho é um mecânico de caminhão que nos apresentou a alguns caminhoneiros. Mandamos fazer uns poucos adesivos grandes sem ter certeza se funcionaria, mas, um caminhoneiro chamado Rudy aceitou o nosso pedido de adesivar o seu baú.
Não sabíamos ainda, mas, nesse dia começava um novo capítulo do CSI e da história do Brasil.
No final deste ano de 2021 o Movimento já estava completamente focado em caminhões. O adesivo para carros havia sido engavetado. Mesmo assim, até aquele momento, apenas com adesivos simple nos caminhões. Nada de foto da Yanca nesse estágio.
Havia a forte intenção de ter alguma modelo nos impressos para caminhões, mas, por receio de haver recusa dos caminhoneiros em andar com uma garota no baú a ideia da modelo foi sendo postergada.
No início de Agosto de 2022, mais de um ano após o primeiro adesivo ser instalado em um caminhão, já havia uma quantidade razoável de caminhoneiros com o adesivo do CSI nos seus veículos. Nada comparado com o que existe hoje, Junho de 2024, mas, a campanha estava bem conhecida entre esses profissionais. Faltava atingir o público em geral.
Nesta época a dona de uma pequena transportadora em que estávamos adesivando chegou para nós e disse que nós deveríamos colocar uma moça bonita nos adesivos. Essa frase mudou mais uma vez o curso da história.
Era exatamente que faltava para implantarmos o nosso antigo desejo de ter uma modelo nos caminhões.
Se a própria dona da transportadora pediu quem iria recusar?
Passados três anos e seis meses desde que Yanca Ferreira fez seu primeiro ensaio para o Movimento Combustível Sem Imposto e exatos três anos desde o dia em que foram feitas as fotos no fundo branco em um estúdio fotográfico, nascia enfim, o primeiro adesivo de caminhão com a ruiva que se tornaria massivamente vista pelas ruas do Brasil.
Até esse momento essas fotos haviam sido muito pouco usadas e haviam sido vistas por apenas algumas dezenas de milhares de pessoas através das nossas redes sociais, principalmente o Twitter.
Passados três anos e seis meses desde que Yanca Ferreira fez seu primeiro ensaio para o Movimento Combustível Sem Imposto e exatos três anos desde o dia em que foram feitas as fotos no fundo branco de um estúdio, nascia enfim, o primeiro adesivo de caminhão com a ruiva que se tornaria massivamente vista pelas ruas do Brasil.
Combustível Sem Imposto
Em Agosto de 2022 uma centena de outras modelos já haviam fotografado para o CSI. Dentre essa centena três em específico chegaram a ter um contrato fixo com o Movimento entre os anos de 2020 e início de 2021, mas as três, por vontade própria, preferiram se desligar do movimento.
O requisito inegociável dessa escolha é que usaríamos somente uma modelo para ser o símbolo da campanha. E essa precisaria ter como característica principal a lealdade provada pelo teste do tempo.
Com essa premissa em mente o líder do CSI, Alexandre do Nascimento (eu mesmo), escolheu com toda a segurança, e sem hesitar, a modelo mais antiga e leal do movimento: Yanca Ferreira.
E veja que outras também tinham foto em fundo branco. Inclusive, como dissemos anteriormente, no dia do ensaio histórico a Yanca estava acompanhada de outra modelo que também fez fotos da mesma forma que a Yanca fez.
Mas somente a Yanca foi e escolhida pelo seus dois grandes diferenciais: lealdade e dedicação. Essas qualidades estão acima da beleza pura e simples.
Prezamos tanto a lealdade que na sala da sede do CSI existe uma frase escrita: "Lealdade vale mais do que dinheiro - Franz Sanchez"
A lealdade e a dedicação foram os fatores determinantes para Yanca Ferreira ser a escolhida a modelo dos caminhões.
Combustível Sem Imposto
Ao longo de toda a trajetória do CSI algumas coisas tivemos que pensar para escolher entre as alternativas disponíveis. No caso da escolha da modelo para os caminhões a certeza foi imediata.
O primeiro caminhão a receber um adesivo com a Yanca não foi o da dona da transportadora. O dela foi o segundo. O primeiro foi o de um outro caminhoneiro chamado Francisco, que já possuía caminhões adesivados e queria adesivar mais um.
Francisco relutou um pouco em colocar uma modelo, pois, ele é casado, mas, acabou aceitando e ficou feliz com a nova decoração. Ele ainda não sabia, mas, estava entrando para a história com aquela decisão.
Como foi o primeiro ainda estávamos aprendendo. As cores da impressão não ficaram boas e o adesivo cobria apenas parte do baú. Mas, mesmo assim, saímos do zero. A modelo dos caminhões havia virado uma realidade após um ano e três meses da nossa primeira adesivação em massa.
Como a foto foi tirada em 2019, quando a Yanca tinha 18 anos, e os primeiro caminhões com a sua foto começaram a ir para a rua em 2022 quando a modelo já tinha 21 anos e seis meses, chegamos a pensar na possibilidade de fazer fotos atualizadas da Yanca para os caminhões.
Mas o tempo foi passando sem que nenhuma foto fosse feita. Com isso a quantidade de caminhões adesivados com a Yanca de 18 anos começou a ficar grande demais para mudarmos a imagem da Yanca de 18 para a Yanca de 21 anos.
Como consistência e simplicidade são uma premissa primordial deste movimento a hipótese de atualizar a modelo dos caminhões foi abandonada. A Yanca de 18 anos agora seria imortal.
Ainda levariam vários meses até aperfeiçoarmos o design, cores, métodos de instalação, etc. Foi o clássico PDCA (Planejar - Fazer - Checar - Ajustar). Levamos muitas voltas desse giro até chegarmos ao ponto que nós queríamos.
No primeiro semestre de 2023 os padrões já estavam bem estabelecidos e passamos a entregar um resultado de ótima qualidade para os caminhoneiros.
O investimento para envelopar um caminhão com a Yanca é de três a quatro vezes maior em termos de tempo e dinheiro se comparado com os adesivos simples que colocávamos anteriormente. Ainda sim a escolha foi pela qualidade em detrimento da quantidade.
Acreditamos que essa foi a escolha certa, pois, a demanda pelos adesivos do Movimento Combustível Sem Imposto com a Yanca explodiu e hoje existe muito mais demanda do que dinheiro disponível para atender a essa demanda. O caminhoneiro além de defender uma campanha em que ele acredita tem o seu baú renovado. Ele fica feliz pelos dois motivos.
O que era uma campanha que atingia apenas os motoristas de caminhões e mais uma pequena parcela da população passou a ser uma case de sucesso de marketing de massa onde a grande maioria dos moradores do Estado do Rio de Janeiro vê regularmente a foto de 2019 da Yanca Ferreira. Pelo menos os moradores que andam nas ruas.
Além do Rio de Janeiro milhões de moradores de outros estados também já tiveram a oportunidade de ver essas fotos, pois, os veículos com este adesivo viajam por todo o país.
A campanha ficou tão massiva que qualquer filmagem sobre uma via pública no Rio de Janeiro vai fatalmente filmar a Yanca Ferreia. Como foi o caso da filmagem que a Jade Picon postou nas suas redes sociais.
Hoje somos a marca mais vista nas ruas deste estado. É um feito extremamente notável que uma campanha política contra a máquina estatal, sem nenhum tipo de apoio financeiro de quem quer que seja, supere a visibilidade de marcas multibilionárias.
É um feito extremamente notável que uma campanha política contra a máquina estatal, sem nenhum tipo de apoio financeiro de quem quer que seja, supere a visibilidade de marcas multibilionárias.
Combustível Sem Imposto
Mesmo sem ter explodido na mídia até o presente momento, a estratégia tem se mostrado completamente acertada, pois, desperta polêmica e repercussão nas redes sociais.
Segue abaixo alguns exemplos:
Já vencemos a parte mais desafiadora desta jornada. A inércia do começo é um obstáculo bastante radical. Neste ano de 2024 a marca está bem consolidada no Rio de Janeiro e, em breve, estará em todo o Brasil, se Deus quiser.
A disciplina do nosso trabalho, o foco no objetivo e a consistência de ter sempre a mesma modelo criou credibilidade entre um vasto público de milhões de pessoas que apoiam este movimento. Feito excepcional quando se trata de política.
Reunir-se juntos é um começo. Permanecer juntos é um progresso. Trabalhar juntos é o sucesso.
Henry Ford
Ainda sim, mantemos a disciplina da "Marcha das 20 milhas" que Jim Collins desenvolveu muito bem no livro Vencedoras por Opção.
Como nunca sabemos precisamente onde é a linha de chegada, uma vez que ninguém nunca sequer sonhou em fazer o que executamos todos os dias, seguimos de forma disciplinada para que seja possível avançar sempre no prazo que for necessário para atingirmos a vitória.
Entretanto de uma coisa temos certeza...
É um privilégio termos uma pessoa tão leal, durante toda a sua vida adulta, à causa do Combustível Sem Imposto. Em uma época em que a regra é a superficialidade e a falta de comprometimento, Yanca Ferreira foi a exceção que prova diariamente o valor de ser leal a um propósito.
É um privilégio ter de uma pessoa tão, durante toda a sua vida adulta, à causa do Combustível Sem Imposto. Em uma época em que a regra é a superficialidade e a falta de comprometimento, Yanca Ferreira foi a exceção que prova diariamente o valor de ser fiel a um propósito.
Combustível Sem Imposto
Agora que você sabe quem é a menina do Combustível Sem Imposto saiba quem somos ou entenda os benefícios da nossa PEC.
qual a relação de ensaios eróticos com qualquer movimento? e vc sabe que o fato dela ser muito vista diz mais sobre o quanto vc gastou em uma campanha tosca do que de fato sobre o sucesso da campanha. vcs viraram meme apenas
Muito legal o movimento e a menina é linda, mas quem escreveu esse artigo tem que ser demitido kkkk MUITO mal escrito.
Tive que parar pra da uma pesquisada, já vi muitas vezes essa foto , hoje resolvi pesquisar.
Conseguiram chamar a atenção e deixar uma interrogação na cabeça das pessoas.
Legal!
Muito legal a campanha! Parabéns aos envolvidos. Acertaram na mosca!
A Yanca Ferreira é linda e carismática, além de leal e combativa.
PARABÉNS A TODOS VOCÊS PELO SUCESSO DA CAMPANHA. E vamos conseguir essa isenção!!