Quem é a menina do Combustível Sem Imposto?

No Rio de Janeiro uma menina ruiva ficou famosa por estar em milhares de caminhões. Afinal quem é a menina do Combustível Sem Imposto?
Leia mais >>
5 de março de 2024

Se você quiser uma resposta simples e direta sobre quem é a menina do Combustível Sem Imposto a resposta é: Yanca Ferreira.

Mas provavelmente isso vai significar muito pouco para você então vamos te explicar como Yanca Ferreira se tornou a pessoa mais vista nas ruas do Brasil.

O Movimento Combustível Sem Imposto teve início em 1 de Junho de 2018 com uma manifestação em Copacabana para apoiar a greve dos caminhoneiros. Neste começo se chamava Movimento Alezzia. O nome Combustível Sem Imposto foi registrado somente em Novembro desse mesmo ano.

Manifestacao Carro de Som Imposto Combustiveis
Em Junho de 2018, no bairro de Copacabana, nascia o Movimento Combustível Sem Imposto ainda sob o nome de Movimento Alezzia.

Nesse início a ideia de adesivar veículos ainda estava muito longe, todavia, a intenção de fazer ensaios fotográficos já estava bem viva. Sendo assim, fomos buscar modelos para os ensaios.

Através do Instagram conhecemos uma modelo e a convidamos para fotografar para a campanha. Por meio dessa primeira modelo conhecemos uma segunda modelo. Por sua vez essa segunda modelo indicou uma amiga que viria a ser a modelo símbolo do Movimento Combustível Sem Imposto - Yanca Ferreira.

No total, além dessas duas citadas anteriormente, haviam mais outras cinco modelos que também haviam fotografado para o CSI. Yanca foi a oitava modelo a fotografar para o movimento.

Yanca Ferreira entra para o Movimento Combustivel Sem Imposto

Na manhã do dia 6 de Fevereiro de 2019 Yanca Ferreira estava esperando pontualmente na Praia da Barra, sentada no extinto quiosque Paris, quando esse que voz escreve, Alexandre do Nascimento, chegou um pouco atrasado para o ensaio. Yanca havia acabo de completar 18 anos.

A primeira impressão foi de alguém bem séria e compenetrada ao ouvir um breve resumo sobre o que era o Movimento Combustível Sem Imposto.

Durante o ensaio Yanca se mostrou uma pessoa muito animada e energética. O entrosamento foi imediato e o resultado excelente, todavia, ninguém nem sonhava sobre o que estava por vir. Como que aquela menina de 18 anos, totalmente anônima, seria vista diariamente por milhões de pessoas?

A primeira foto de Yanca Ferreira para o Movimento Combustivel Sem Imposto
Esta foi exatamente a primeira foto que Yanca Ferreira fez para o Movimento Combustível Sem Imposto em 6 de Fevereiro de 2019.
Pimreira foto de Yanca Ferreira para o movimento combustivel sem imposto
Esta foi exatamente a primeira foto que Yanca Ferreira fez para o Movimento Combustível Sem Imposto em 6 de Fevereiro de 2019.

Note que Yanca não foi a primeira a entrar para o CSI e nem foi a última. Também não era conhecida de ninguém que já fazia parte do movimento. Não havia padrinhos. Começou da mesma forma que outras começaram antes e da mesma forma que muitas outras começariam depois.

Dedicação ao longo do ano de 2019

Ao longo do ano de 2019 Yanca se prontificou a fazer vários outros ensaios, enquanto as demais tinham interesse muito pequeno ou, em alguns casos, zero, em manter uma atividade regular conosco. Sua proatividade era seu grande diferencial.

Como disse Sam Walton, o fundador do Wal-Mart: "Existe um pote de ouro no final do arco-íris. Mas para alcançar esse pote é preciso percorrer todo o arco íris."

Existe um pote de ouro no final do arco-íris. Mas para alcançar esse pote é preciso percorrer todo o arco-íris.

Sam Walton (Fundador do Wal-Mart)

A grande maioria das pessoas não quer passar por todo o processo de percorrer o arco-íris. Quer apenas queimar todas as etapas e ir direto ao resultado final. Yanca estava disposta a cumprir estas etapas.

Em 2019 o Movimento Combustível Sem Imposto era muito pequeno, conhecido apenas por um grupo bem restrito de pessoas e apoiado por quase ninguém quando comparado a escala atual de 2024. Estávamos a anos de distância do resultado que buscávamos.

Nesta fase em que o CSI era muito pequeno Yanca foi a única modelo que teve a maturidade, mesmo com 18 anos, e a visão de futuro para passar por todo o processo de crescimento. Ou como disse Sam Walton: "Percorrer todo o arco-íris."

Yanca Ferreira em ensaio de 2019 no Parque Lage
Ensaio de 2019 no Parque Laje - Um parceria sendo construída
Yanca Ferreira em ensaio de 2019 no Parque Lage
Ensaio de 2019 no Parque Laje - Um parceria sendo construída

A sua dedicação ao longo do primeiro semestre de 2019 possibilitou que ela vivesse o momento histórico e revolucionário que estava para acontecer em Agosto deste mesmo ano. Seis meses após o primeiro ensaio.

O dia da foto histórica: Agosto de 2019

A manhã começou bastante ensolarada em 8 de Agosto de 2019. Nesse dia Yanca foi com uma outra modelo fazer uma maquiagem, pois, a tarde ambas teriam um compromisso com o Movimento Combustível Sem Imposto.

Este era o seu primeiro ensaio no fundo branco em um estúdio profissional. O estúdio ficava na Zona Sul do Rio de Janeiro e antes da Yanca outras três modelos contratadas por nós já haviam feito ensaio nesse mesmo estúdio.

Começamos a fotografar por volta das 18hs e tiramos pouco mais de 2.200 fotos. Quando o relógio registrava 19hs45 minutos a Sony A73 clicou a foto que anos a frente iria influenciar a vida de todo o Brasil. As 19hs46 minutos a mesma Sony bateu a segunda foto histórica.

Antes dessas duas fotos históricas já havíamos registrado mais de mil fotos neste ensaio e depois dessas duas mais 1000 outras também seriam registradas.

A foto histórica de Yanca Ferreira que está em milhares de caminhões
Esta é a foto original, sem nenhum tratamento, que anos a frente iria influenciar a vida de todo o país: Yanca Ferreira aos 18 anos.
Foto historica de Yanca Ferreira
Esta é a foto original sem nenhum tratamento, que anos a frente iria influenciar a vida de todo o país: Yanca Ferreira aos 18 anos.
Segunda foto história que iria influenciar todo um pais - Yanca Ferreira
Essa foi a segunda foto histórica em seu formato original
segunda foto historia de yanca ferreira no fundo branco
Essa foto virou adesivo de caminhão

Note bem que mesmo nesse dia histórico haviam duas modelos posando para o Movimento Combustível Sem Imposto, Yanca e uma amiga dela. Mas, como você hoje já sabe, Yanca foi a única a estampar milhares de caminhões.

Parecia um ensaio normal como todos os outros

No exato momento em que essas fotos nasceram nada de especial aconteceu. Ao menos não que nós percebêssemos. Se alguém naquele instante nos dissesse que havíamos acabado de fazer uma foto que influenciaria a vida de milhões de brasileiros nós provavelmente ficaríamos céticos com a notícia.

Torceríamos para ser verdade, mas, não teríamos como visualizar esse cenário.

Acabamos a seção de fotos felizes com o resultado, mas, sem nenhuma euforia. De forma alguma saímos pensando algo do tipo: "Vamos mudar o mundo com esse ensaio". A intenção até aquele momento era de usar as fotos de forma cotidiana em nosso site e nas redes sociais.

Colocar adesivo em veículos ainda era um sonho muito distante.

Yanca Fazendo panfletagem de rua em Agosto de 2019
Yanca Fazendo panfletagem em frente a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro : 15 de Agosto de 2019
Yanca Fazendo panfletagem de rua em Agosto de 2019
Yanca Fazendo panfletagem em frente a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro : 15 de Agosto de 2019

A adesivação se inicia em 2021

Em Janeiro de 2021 foi feito um pequeno teste de adesivação em uma escala bem reduzida. Apenas 13 carros de passeios, a maioria Uber, foi adesivada nesse mês. Todos em um mesmo dia. Era pouco, mas, pelo menos a marca passava a ter alguma presença na rua. Ficou provado que era possível fazer motoristas divulgarem a nossa campanha sem ter um custo fixo mensal envolvido. Era essa a prova que estávamos buscando.

Foram apenas treze veículos, mas, a alegria foi imensa. Foi um primeiro passo, um pequeno primeiro passo, mas, abriu os caminhos para o que estava por vir. Agora estávamos na rua.

A explosão do preço do GNV inicia a adesivação em massa

Os quatro meses seguintes foram de espera absoluta. Não havia muito o que ser feito com os recursos bem limitados e a situação política muito parada.

Até que em Maio tivemos uma grande surpresa que iria virar tudo de cabeça para baixo.

No dia 01 de Maio de 2021 a Petrobras anunciou aumento de 39% do GNV. De um dia para o outro o combustível subiu mais de um real passando de R$2,00 para R$3,00.

Tal aumento revoltou os motoristas, principalmente os motoristas de aplicativo, e isso abriu a oportunidade para fazermos uma ação de rua e aproveitarmos a revolta. Agora todos estavam dispostos a adesivar seus carros.

O local escolhido foi a Av Lobo Júnior no bairro da Penha, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro.

Foi a primeira vez que fomos para a rua parar pessoas aleatórias e pedir para adesivar seus veículos. Nessa período somente adesivávamos carros de aplicativo, ainda sim, conseguimos aplicar adesivos em mais ou menos 300 carros.

Nesse dia saltamos de 13 carros com adesivo para 300 carros. Agora finalmente o CSI deixaria de ser pouco conhecido e começava a ter difusão popular.

adesivo perfurado combustivel sem imposto sendo aplicado
A primeira vez que aplicamos adesivo em massa nos carros de pessoas aleatórias
adesivo perfurado combustivel sem imposto sendo aplicado
A primeira vez que aplicamos adesivo em massa nos carros de pessoas aleatórias

Eram adesivos perfurados simples para o vidro de trás dos carros, mas, estávamos muito felizes, pois, após três anos a marca iria ter uma presença razoável no mundo real. A quantidade de ativistas começou a realmente crescer a partir desse dia. Dai por diante nunca mais parou.

Interessante que é muito raro a Yanca estar presente em uma ação de rua, mas, nesse dia em específico, Yanca estava. Ainda levaria mais de um ano para o primeiro adesivo com a Yanca ser impresso. O processo de percorrer o arco-íris prosseguia.

Yanca Ferreira na primeira ação de rua de adesivagem em massa
Yanca Ferreira com 20 anos presente na primeira ação de rua de adesivagem em massa : Maio de 2021
Yanca Ferreira em ação de rua adesivando carros para combustivel sem imposto
Segurando a faixa durante nossa primeira ação de adesivagem em massa : Maio de 2021
Yanca Ferreira em ação de rua adesivando carros para combustivel sem imposto
Yanca Ferreira com 20 anos presente na primeira ação de rua de adesivagem em massa : Maio de 2021
Yanca Ferreira em ação de rua adesivando carros para combustivel sem imposto
Segurando a faixa durante a primeira grande ação de rua : Maio de 2021

Começa a adesivação de caminhões em 9 de Junho de 2021

A intenção inicial era adesivar somente carros, mas, com o tempo foi aventada a possibilidade de também adesivar caminhões, afinal, o CSI começou por causa da greve dos caminhoneiros.

Em 9 de Junho de 2021 foi feita a primeira tentativa de adesivar caminhões. Já havíamos adesivado milhares de carros até então, mas, caminhões zero.

Por ventura o nosso vizinho é um mecânico de caminhão que nos apresentou a alguns caminhoneiros. Mais uma vez mandamos fazer alguns adesivos grandes sem ter certeza se funcionaria, mas, um caminhoneiro chamado Rudy aceitou o nosso pedido de adesivar o seu baú.

Não sabíamos ainda, mas, nesse dia começava um novo capítulo do CSI.

O primeiro caminhão a receber adesivo Combustivel Sem Imposto
Primeiro adesivo CSI colocado no primeiro caminhão a entrar no movimento: 9 de Junho de 2021 as 8hs36 da manhã.

No final deste ano de 2021 o Movimento já estava completamente focado em caminhões, mas, até aquele momento, apenas com adesivos simples. Nada de foto da Yanca nesse estágio.

Havia a forte intenção de ter alguma modelo nos impressos, mas, por receio de haver recusa dos caminhoneiros em andar com uma garota no baú a ideia da modelo foi sendo postergada.

Yanca Ferreira se torna a menina do Combustível Sem Imposto em 8 de Agosto de 2022

No início de Agosto de 2022, mais de um ano após o primeiro adesivo ser instalado em um caminhão, já havia uma quantidade razoável de caminhoneiros rodando com o adesivo do CSI. Nada comparado com o que existe hoje, Março de 2024, mas a campanha já estava bem conhecida entre esses profissionais. Faltava atingir o público em geral.

Nesta época a dona de uma pequena transportadora em que estávamos adesivando chegou para nós e disse que nós deveríamos colocar uma moça bonita nos adesivos. Essa frase mudou mais uma vez o curso da história.

Era exatamente que faltava para implantarmos o nosso antigo desejo de ter uma modelo nos caminhões.

Se a própria dona da transportadora pediu quem iria recusar?

Passados três anos e seis meses desde que Yanca Ferreira fez seu primeiro ensaio para o Movimento Combustível Sem Imposto e exatos três anos desde dia em que foram feitas as fotos no fundo branco em um estúdio, nascia enfim, o primeiro adesivo de caminhão com a ruiva que se tornaria massivamente vista pelas ruas do Brasil.

Até então essas fotos haviam sido muito pouco usadas e haviam sido vistas por apenas algumas dezenas de milhares de pessoas por meio das nossas redes sociais, principalmente o Twitter.

Passados três anos e seis meses desde que Yanca Ferreira fez seu primeiro ensaio para o Movimento Combustível Sem Imposto e exatos três anos desde dia em que foram feitas as fotos no fundo branco em um estúdio, nascia enfim, o primeiro adesivo de caminhão com a ruiva que se tornaria massivamente vista pelas ruas do Brasil.

Combustível Sem Imposto

O caráter e a lealdade foram os fatores decisivos para a escolha

Em Agosto de 2022 uma centena de outras modelos já haviam fotografado para o CSI. Dentre essa centena três em específico chegaram a ter um contrato fixo com o Movimento entre os anos de 2020 e início de 2021, mas as três, por vontade própria, preferiram se desligar do movimento.

O requisitos inegociáveis dessa escolha é que usaríamos somente somente uma modelo e essa precisaria ter como requisito principal a lealdade provada pelo teste do tempo.

Com essa premissa em mente o líder do CSI, Alexandre do Nascimento (eu mesmo), escolheu com toda a segurança, e sem hesitar, a modelo mais antiga e leal do movimento: Yanca Ferreira.

E veja que outras também tinham foto em fundo branco. Inclusive no dia do ensaio histórico a Yanca estava acompanhada de outra modelo que também fez fotos da mesma forma que a Yanca fez.

Mas somente a Yanca foi e escolhida pelo seu grande diferencial: lealdade e dedicação. A lealdade e a dedicação foram os fatores determinantes para Yanca Ferreira ser a escolhida como a modelo dos caminhões.

A lealdade e a dedicação foram os fatores determinantes para Yanca Ferreira ser a escolhida como a modelo dos caminhões.

Combustível Sem Imposto

Ao longo de toda a trajetória do CSI algumas coisas tivemos que pensar para escolher entre as alternativas disponíveis. No caso da escolha da modelo a certeza foi imediata.

O primeiro caminhão adesivado com a Yanca

O primeiro caminhão a receber um adesivo com a Yanca não foi o da dona da transportadora. O dela foi o segundo. O primeiro foi o de um outro caminhoneiro chamado Francisco, que já possuía caminhões adesivados e queria adesivar mais um.

Francisco relutou um pouco em colocar uma modelo, pois, ele é casado, mas, acabou aceitando e ficou feliz com a nova decoração.

Como Foi o primeiro ainda estávamos aprendendo. As cores da impressão não ficaram muito boas e o adesivo cobria apenas parte do baú. Mas ao menos saímos do zero. A modelo dos caminhões havia virado uma realidade após um ano e três meses da nossa primeira adesivação em massa.

Primeiro caminhão combustivel sem imposto a receber uma yanca
Primeiro caminhão com Yanca adesivada : Agosto de 2022
Primeiro caminhão combustivel sem imposto a receber uma yanca
Primeiro caminhão com Yanca adesivada : Agosto de 2022

Permanece a foto de 2019

Como a foto foi tirada em 2019, quando a Yanca tinha 18 anos, e os primeiro caminhões com a sua foto começaram a ir para a rua em 2022 quando a modelo já tinha 21 anos e seis meses chegamos a pensar na possibilidade de fazer fotos atualizadas da Yanca para os caminhões.

Mas o tempo foi passando sem que nenhuma foto fosse feita. Com isso a quantidade de caminhões adesivados com a Yanca de 18 anos começou a ficar grande demais para mudarmos a imagem da Yanca de 18 para a Yanca de 21 anos.

Como consistência e simplicidade é uma premissa primordial deste movimento atualizar a Yanca foi abandonada. A Yanca de 18 anos agora seria imortal.

A partir de 2023 explode a demanda por adesivos com a Yanca

Ainda levariam vários meses até aperfeiçoarmos o design, cores, métodos de instalação, etc. Foi o clássico PDCA (Planejar - Fazer - Checar - Ajustar). Levamos várias voltas desse giro até chegarmos ao ponto que nós queríamos.

No primeiro semestre de 2023 os padrões já estavam bem estabelecidos e passamos a entregar um resultado de ótima qualidade para os caminhoneiros.

O investimento para envelopar um caminhão com a Yanca é de três a quatro vezes maior em termos de tempo e dinheiro se comparado com os adesivos simples que colocávamos anteriormente. Ainda sim a escolha foi pela qualidade em detrimento da quantidade.

Acreditamos que essa foi a escolha certa, pois, a demanda pelos adesivos do Movimento Combustível Sem Imposto com a Yanca explodiu e hoje existe muito mais demanda do que dinheiro disponível para atender a essa demanda. O caminhoneiro além de defender uma campanha em que ele acredita tem o seu baú renovado. Ele fica feliz pelos dois motivos.

Yanca Ferreira em 2023 fundo branco
Yanca Ferreira em 2023 aos 22 anos.
Yanca Ferreira em 2023 fundo branco
Yanca Ferreira em 2023 aos 22 anos

O que era uma campanha que atingia apenas os motoristas de caminhões e mais uma pequena parcela da população passou a ser uma case de sucesso de marketing de massa onde a grande maioria dos moradores do Estado do Rio de Janeiro vê regularmente a foto de 2019 da Yanca Ferreira. Pelo menos os moradores que andam nas ruas.

Além do Rio de Janeiro milhões de moradores de outros estados também já tiveram a oportunidade de ver essas fotos, pois, os veículos com este adesivo viajam por todo o país.

A campanha ficou tão massiva que qualquer filmagem sobre uma via pública no Rio de Janeiro vai fatalmente filmar a Yanca Ferreia. Como foi o caso da filmagem que a Jade Picon postou nas suas redes sociais.

Hoje somos a marca mais vista nas ruas deste estado. É um extremamente notável que uma campanha política contra a máquina estatal, sem nenhum tipo de apoio financeiro de quem quer que seja, supere a visibilidade de marcas multibilionárias.

É um extremamente notável que uma campanha política contra a máquina estatal, sem nenhum tipo de apoio financeiro de quem quer que seja, supere a visibilidade de marcas multibilionárias.

Combustível Sem Imposto
Yanca Ferreira na sede do Movimento Combustivel Sem Imposto
Na sede do CSI : Maio de 2023
Caminhao de 8 metro com adesivo combustivel sem imposto realizando entrega noturna em supermercado do rio de janeiro
Caminhão de 8 metro realiza entrega noturna em supermercado do Rio de Janeiro : Dezembro de 2023
Yanca Ferreira na sede do Movimento Combustivel Sem Imposto
Na sede do CSI : Maio de 2023
Caminhao de 8 metro com adesivo combustivel sem imposto realizando entrega noturna em supermercado do rio de janeiro
Caminhão de 8 metro realiza entrega noturna em supermercado do Rio de Janeiro : Dezembro de 2023

A repercussão nas redes sociais

Mesmo sem ter explodido na mídia até o presente momento, a estratégia tem se mostrado completamente acertada, pois, desperta polêmica e repercussão nas redes sociais.

Segue abaixo alguns exemplos:

Repercurssão na rede social X sobre o movimento combustivel sem impoto
Reporter Diogo Menezes da Record posta sobre o CSI
Aqui o reporter da Record Diogo Menezes fez uma postagem despretensiosa sobre o nosso movimento em seu Instagram.
Reporter Diogo Menezes se impressiona com a alta repercussão sobre o CSI
Aqui ele publica a surpresa que ele ficou ao ver o grau de repercussão que o Movimento Combustível Sem Imposto gera.

Ainda existe trabalho pela frente

Já vencemos a parte mais desafiadora desta jornada. A inércia do começo é um obstáculo bastante radical. Neste ano de 2024 a marca está bem consolidada no Rio de Janeiro e, em breve, estará em todo o Brasil, se Deus quiser.

Eu posso não estar lá ainda... Mas estou mais perto do que estava ontem.

A disciplina do nosso trabalho, o foco no objetivo e a consistência de ter sempre a mesma modelo criou credibilidade entre um vasto público de milhões de pessoas que apoiam este movimento. Feito excepcional quando se trata de política.

Reunir-se juntos é um começo. Permanecer juntos é um progresso. Trabalhar juntos é o sucesso.

Henry Ford

Ainda sim, mantemos a disciplina da "Marcha das 20 milhas" que Jim Collins desenvolveu muito bem no livro Vencedoras por Opção.

Como nunca sabemos precisamente onde é a linha de chegada, uma vez que ninguém nunca sequer sonhou em fazer o que executamos todos os dias, seguimos de forma regular para que seja possível avançar sempre no prazo que for necessário para atingirmos a vitória.

Entretanto de uma coisa temos certeza...

É um privilégio a presença de uma pessoa tão disciplinada e leal, durante toda a sua vida adulta, à causa do Combustível Sem Imposto. Em uma época em que a regra é a alta rotatividade e a falta de comprometimento com tudo, Yanca Ferreira foi a exceção que prova diariamente o valor de ser fiel a um propósito.

Yanca Ferreira em 2024
Yanca Ferreira em 2024 aos 23 anos : sempre leal ao Movimento Combustível Sem Imposto
Yanca Ferreira em 2024
Yanca Ferreira em 2024 aos 23 anos : sempre leal ao Movimento Combustível Sem Imposto

É um privilégio a presença de uma pessoa tão disciplinada e leal, durante toda a sua vida adulta, à causa do Combustível Sem Imposto. Em uma época em que a regra são as relações superficiais, Yanca Ferreira foi a exceção que provou o valor de ser fiel a um propósito.

Combustível Sem Imposto

Agora que você sabe quem é a menina do Combustível Sem Imposto saiba quem somos ou entenda os benefícios da nossa PEC.

One comment on “Quem é a menina do Combustível Sem Imposto?”

  1. qual a relação de ensaios eróticos com qualquer movimento? e vc sabe que o fato dela ser muito vista diz mais sobre o quanto vc gastou em uma campanha tosca do que de fato sobre o sucesso da campanha. vcs viraram meme apenas

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram