A Evergrande vai desencadear o juizo final econômico?

Parece que finalmente a mãe de todas as crises vai chegar. Uma construtora chinesa chamada Evergrande vai ser a responsável pela aparição.
Leia mais >>
21 de setembro de 2021

Era um dia de sexta feira comum na China. A data exata era 29 de Janeiro de 2021. Haviam passados 24 dias desde que o tribunal proferiu a sentença do maior caso de corrupção do país: Pena de morte.

Nesse dia Lai Xiaomin, o homem de 100 amantes e duas esposas, era executado pelo governo e partia dessa para melhor.

Normalmente as penas de morte para altas figuras se arrastam na China durante anos. Dessa vez foi tudo incrivelmente rápido. Uma espécie de queima de arquivo do ex-presidente de um dos maiores bancos do país, o Huarong.

A morte de Lai estava longe de resolver os problemas dos políticos. Ao contrário, eles estavam apenas começando. Mês passado o Partido Comunista teve que injetar bilhões de dólares para salvar o endividadíssimo Huarong a fim de que uma nova crise de 2008 não acontecesse na China.

Eles tiraram o Lai do mundo, mas, o mundo de dívidas e suas consequências deixadas por Lai permanecem bem vivas e confiantes.

Agora em Setembro uma outra crise tão grande quanto ou maior aparece na área mais sensível do pais: A construção civil.

A segunda maior construtora da China, a Evergrande, está a um passo da falência. Se isso acontecer milhões de pessoas que possuem imóvel na planta e investimentos nessa empresa serão severamente prejudicadas.

Salvar a Evergrande e abrir o precedente para inúmeras outras ou deixá-la quebrar e arriscar o caos?

O PCC está em uma escolha de Sofia entre salvar a Evergrande e depois ter que salvar várias outras empresas queimando todas as suas reservas, ou deixar a Evergrande explodir e causar um caos social, coisa que eles morrem de medo.

Grafico com o total da vidia externa Chinesa
Enquanto a dívida externa brasileira gira abaixo de U$200bi a chinesa está na casa de U$3tri

Diferente do Brasil a maior parte dos Chines "guarda" dinheiro comprando imóveis. Os imóveis chineses estão extremamente bolhados. Com a derrocada da Evergrande a empresa começou a vender residências com forte desconto para pagar as dívidas.

Isso tem jeito de que vai fazer o castelo de cartas desabar e todos os preços de imóveis vão derreter como derreteram no USA e no Brasil em um passado recente.

Toda a a crise em que vivemos no país aconteceu basicamente por incompetência e roubalheira interna. Imagina o que vai acontecer quando, além de todos o caos interno, um tsunami externo nos acertar.

O endividamento doméstico chinês está na ordem de 300% o valor do PIB

Nesse cenário o que tivemos em 2009 vai ser realmente uma marolinha perto do que está por vir. O resultado é que a tão falada crise que muitos economistas estão prevendo há anos, agora, finalmente, deve acontecer.

O diferencial é que em 2008 as empresas estavam endividadas, mas, os países nem tanto. O mundo não tinha impresso essa quantidade de dinheiro que imprimiu nesses últimos 13 anos.

Modelo ruiva em ensaio fotografico de look branco no hotel sentada em frente a janela para o post da crise da Evergrande
Yanca Ferreira : Modelo Combustível Sem Imposto
Modelo ruiva em ensaio fotografico de look branco no hotel sentada em frente a janela para o post da crise da Evergrande
Yanca Ferreira : Modelo Combustível Sem Imposto

Foram 13 anos inflacionando tudo na economia: imóveis, bolsa, artes, etc. A única coisa que não inflacionou foi o salário dos trabalhadores. A impressão de dinheiro criou um abismo de rendimento entre ricos e pobres muito maior do que havia antes.

Hoje o mundo está muito mais polarizado e interconectado. As pessoas estão a flor da pele. As cadeias de suprimento estão caóticas com falta de muita coisa, mas, principalmente chips. No Reino Unido uma cadeira de restaurante especialista em frango, a Nando's, parou de operar por falta de frango.

A economia americana foi completamente distorcida pela impressão de dinheiro

O mercado de trabalho no USA está louco. As empresas estão com falta de mão de obra, mas, mesmo assim o desemprego está nas alturas. Ou seja, sobra vagas e sobra desempregados.

Isso é fruto dos pagamentos do governo para as pessoas ficarem em casa. Elas receberam para não voltar ao trabalho e foi isso que fizeram: não voltaram ao trabalho.

Tem um video muito bom no canal ciencia de verdade sobre a loucura que estão as empresas comuns, em termos de trabalhadores , lá no USA. Falta gente para consertar o ar condicionado, para limpar o chão, para atender os clientes, etc. Basciamente quase todas as empresas estão com placas de contratando, mas, não conseguem contratar. Empresas sem funcionários fazem a produtividade cair vertiginosamente.

Como a produtividade caiu, caiu também as exportações na terra do Tio Sam. Se ninguém trabalha como vai exportar? Tem um video do Fernando Ulrich falando sobre os portos americanos.

modelo ruiva de short e blusa branca no saguão do hotel
Yanca Ferreira : Modelo Combustível Sem Imposto

O diretor de um dos maiores portos do USA, o porto de Los Angeles, Gene Seroka, em entrevista disse que as exportações cairam drásticamente. Algo em torno de 3 em cada 4 containers saem do porto vazios por não terem nada a exportar. É o menor número desde o ano de 2005. Retrocederam 16 anos.

Infelizmente esse é o menor número de exportações que vimos em Los Angeles desde o ano de 2005.

Gene Seroka, Agosto de 2021

Por outro lado as importações foguetaram. O número médio de containers importado atualmente é igual ao record no pico da temporada de importação pré-pandemia. É a maior importação em 114 anos de história do porto.

Grafico da impressão de dinheiro, base monetária, do usa em 2021
A impressão de dinheiro continua imparável no USA

Isso é porque para importar o USA não precisa de trabalho, apenas de imprimir dinheiro. É uma espécie de lâmpada mágica que você esfrega e o gênio te concede todos os desejos a troco de nada.

Esse cenário de comprar sem trabalhar fragiliza ainda mais as contas do país com o enorme déficit comercial.

Para importar o USA não precisa de trabalho, apenas de imprimir dinheiro. É uma espécie de lâmpada mágia que você esfrega e o gênio te concede todos os desejos a troco de nada.

Combustível Sem Imposto.
Yanca Ferreira : Modelo Combustível Sem Imposto
modelo morena e ruiva na janela do hotel de look branco

Conclusão:

O castelo de cartas já estava para cair há muito tempo. Mesmo a pandemia não foi suficiente para desabar a estrutura. Ela surpreendentemente resitiu ao que parecia ser irresistível.

Respondendo a pergunta do texto, em nossa opinião, diríamos que Sim! Parece que, graças a uma construtora, finalmente, o dia do juízo final econômico, tantas vezes anunciado, vai chegar.

Lembre que em 2008 tudo começou no mercado imobiliário. Mesma coisa que se passa hoje.

Agora nesse texto veja o que está acontecendo com o desemprego no Brasil e como é possível mudar isso.

2 comments on “A Evergrande vai desencadear o juizo final econômico?”

  1. Um estouro da economia mundial nesse momento seria catastrófico em toda a rosa dos ventos. Todas as economias fragilizadas por 2 anos de pandemia ruiriam. Fome e desespero pelo mundo todo..

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram