Taxa Selic a 13% é a pá de cal da economia

Com a taxa selic de juros no Brasil acima de 12% a economia vai se deteriorar mais do que já se deteriorou.
Leia mais >>
23 de maio de 2022

Paulo Guedes acaba de dizer que estamos saindo do fundo do poço. Com a taxa Selic em 13% a verdade é bem diferente disso. A descida de verdade vai começar agora.

Primeiro é preciso entender dois conceitos diferentes. Um é o conceito de inflação. O outro é o conceito de aumento de preços.

Aumento de preços podem ocorrer por vários fatores, como por exemplo um terremoto que destrói fábricas de chips levando o preço desses componentes as alturas.

Ou uma praga que devasta as plantações de cebola levando o preço dos produtos a um aumento repentino.

Isso são coisas localizadas e não envolvem a subida de todos os produtos ao mesmo tempo como é o caso do Brasil hoje e de todo o mundo.

Quando todos os produtos sobem de preço, como você ve diariamente no mercado, isso sim é a inflação. E isso tem somente uma causa: O governo imprimir dinheiro a partir do nada.

O crime de imprimir dinheiro a partir do nada

Imprimir é transformar um papel simples qualquer em uma nota de real, ou dólar, outra moeda, e jogar no mercado.

Isso é crime para você. Mas para o Bolsonaro ou qualquer outro presidente ao redor do mundo isso é legal. E eles fazem o tempo todo, como estão fazendo exatamente agora enquanto você lê esse texto.

Todos os governos imprimem dinheiro, te roubam, mas, de 2020 para cá a impressão cresceu desvairadamente. O resultado você vê no carrinho de compras que virou item de luxo.

Nesse link você pode ver quanto o governo brasileiro imprimiu de dinheiro nos últimos anos. Essa informação deveira estar na capa do Banco Central, pois, é exatamente como o governo te rouba, mas, por isso mesmo que eles escondem esse dado ao máximo de forma que só é viável encontrá-lo em um site estrangeiro.

A própria grande mídia é conivente com isso e não divulga um dos dados mais importantes da economia com o devido rigor.

Subir a Taxa Selic é a solução paliativa

A solução correta para acabar com a inflação é parar de imprimir dinheiro, leia-se, parar de te roubar, mas, como eles não vão parar com o roubo a solução paliativa é fazer um segundo roubo para tentar corrigir o primeiro roubo.

O segundo roubo é subir os juros que o governo paga quando pega dinheiro emprestado no seu nome para você pagar.

Além de todo o imposto e toda a impressão de dinheiro o governo tem que te endividar cada vez mais para poder pagar as contas.

É uma insanidade sob qualquer aspecto.

A idéia é que se subir a taxa de juros o dinheiro que o governo jogou no mercado por meio da impressora volte para os cofres estatais e amenize a subida de preços.

Isso não tem como funcionar e vamos ver mais adiante porque.

Nesse momento a taxa de juros que o governo te obriga a pagar é de 12,75%. Isso é muito dinheiro. É mais do que 1% ao mês.

Protesto de Maio do CSI Na Av BRASIL
CSI em protesto na Av Brasil - Maio de 2022
CSI em protesto na av brasil
CSI em protesto na Av Brasil - Maio de 2022

Juros da dívida brasileira disparam

Quando a SELIC aumenta aumenta também a quantidade de juros que o governo vai ter que pagar para rolar a dívida.

Esse ano essa quantidade de dinheiro será acima de 700 bilhões de reais. Para voce ter uma ideia do que é 700 bilhões basta dizer que o Metro do Rio de Janeiro, linha 4, custou 14 bilhões com um monte de roubo. E o Ministério da Defesa gasta 100 bilhões por ano para manter as forças armadas.

Grafico com a disparada do custo de juros da dívida brasileira devido ao aumento da taxa selic

Como o governo não tem como pagar essa montanha de dinheiro ele vai imprimir mais notas para honrar esses juros. E como você já sabe, assim que imprime dinheiro sobe os preços.

Ou seja… O remédio produz mais veneno.

O efeito colateral do desemprego

O segundo resultado dessa taxa de juros nas alturas é que não vale mais apena abrir negócios.
Já não valia de qualquer forma aqui no Brasil, mas, desse jeito o que era péssimo ficou pior.

Se você tiver 1 milhão de reais na conta você recebe mais que 10 mil por mes para emprestar ao governo. Isso com zero riscos de processos trabalhistas, processo do consumidor, sem aporrinhação, sem multas de fiscais e sem nem sair de casa.

É um risco muito baixo mesmo quando se compara com um negócio normal. O resultado disso é que as pessoas deixam de contratar e girar a economia para simplesmente manter a máquina de gastança do Estado.

Isso bota o desemprego nas alturas. E note que em Março de 2022 o número de demissões já foi record no Brasil.

Dívidas atreladas a taxa selic

Algumas dívidas no mercado tem juros variáveis. Algumas como dívidas contraídas por empresas ou financiamentos imobiliários.

Quando a SELIC sob nesse nível muitas pessoas e empresas ficam inadimplentes podendo vir a perder o imóvel.

Como já postamos aqui várias vezes, o mercado imobiliário passou por uma bolha na pandemia. Isso é o alfinete que vai estourar a bolha, pois, os juros para financiar imóveis vão sair do patamar de ilusão que estavam para um piso muito mais realistas.

E com isso tome desemprego na construção civil e mais empresas quebrando.

Quem é do ramo da construção civil sabe que a parte industrial está muito difícil. É muita construtora para poucas empresas se expandindo e a tendência é piorar.

Agora vai azedar para as incorporadoras também.

Carro de som e ativistas do Movimento Combustivel Sem Imposto
Protesto de Maio do CSI na Av Brasil
ativistas do movimento combustivel sem imposto
Protesto de Maio do CSI na Av Brasil

O aumento de juros no USA

Poderíamos falar de muitos outros agravantes, mas, vamos citar apenas mais um: Os juros nos USA.

Quando o preço do dólar dispara o preço de tudo sobe no Brasil. Apesar de alguns desinformados pedirem para "desdolarizar" o combustível, o fato é que não é possível.

Se você é dono de um barril de petróleo que alguém está disposto a pagar 100 dólares por ele você não vai vender por 100 reais para satisfazer
algum capricho de político.

Você vai vender pelo valor máximo que alguém está disposto a pagar.

A única coisa que limita o preço é a oferta e a demanda. Fora isso é palhaçada.

E uma coisa que faz o preço do dólar disparar é a subida dos juros no USA.
Quanto maior os juros lá mais gente tira dólar daqui e coloca para lá. Faltou dólar, o preço deste sobe.

E já avisaram que mês que vem os juros podem dobrar para 1,5% com o aumento de mais 0,75%.

Se toda essa quebradeira que estamos vendo acontece com juros de 0,75% ao ano no USA, o que vai acontecer quando esse juros chegar a 2% ainda este ano?

Se toda essa quebradeira que estamos vendo acontece com juros de 0,75% ao ano no USA, o que vai acontecer quando esse juros chegar a 2%?

Combustível Sem Imposto

O próximo aumento será o tiro de misericórdia

O próximo aumento dos juros nos Estados Unidos vai ser o tiro de misericórdia não somente na economia brasileira como na própria economia do USA.

Basta citar que agora em Maio o grande Wal-Mart, uma empresa já muito bem estabelecida, caiu 22% em uma única semana. Os herdeiros de Sam Walton perderam
U$34 bilhões em dois dias.

E repetindo… Os juros nem passaram de 1% ao ano no USA. Imagina quando passarem….

Mais grave ainda… Quando o BC americano subir os juros lá o daqui vai ser obrigadoa subir mais ainda as taxas brasileiras para tentar reduzir a debandada de dólares. É o verdadeiro giro da morte.

Quer saber qual é a solução para esse giro da morte? É a assinatura do Bolsonaro na PEC do Movimento Combustível Sem Imposto.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram