China declara Bitcoin ilegal. Quais as consequências disso para o Brasil?

Em uma decisão drástica a china declara o Bitcoin ilegal em todo o país. Quais as consequências disso para a sua vida?
Leia mais >>
26 de setembro de 2021

China declara Bitcoin ilegal em todo o pais. Mesmo que você não tenha criptomoedas e não faça negócios com a China, por incrível que pareça, isso vai ter consequências para a sua vida. Você vai acabar pagando mais caro nas compras do supermercado. Vamos explicar porque….

O irônico que ao mesmo tempo que a China transforma BTC em ilegal, El Salvador é o primeiro país a confirmar o BTC como uma moeda corrente. Se não tivessemos dois idiotas na presidência e no ministério da economia o Brasil poderia fazer o mesmo, mas, isso seria esperar muito da inteligência limitada dos dois.

Continuando…

Quais as consequências para as cripto moedas?

No longo prazo quase nenhuma. No curto prazo pode haver sim por dois motivos.
O primeiro é que na China existem muitas pessoas que possuem BTC e talvez o acúmulo e trocas de moedas sejam restringidas por essa lei. Isso vai fazer a demanda cair, ao menos temporariamente, até que se entenda a real consequência disso.

Vai ser uma daquelas leis que não pega ou o partido comunista vai socar um monte de gente durante décadas na cadeia por comprar BTC? Acreditamos na primeira opção com no máximo um outro caso pego para cristo.

De qualquer forma grandes empresas não vão poder transacionar com a moeda, pois, nesse caso elas seriam alvos prioritários. Isso já seria suficiente para dar um back temporário na coisa.

O segundo e mais impactante é com relação aos mineradores de BTC cuja maioria fica na China. Sera que o PCC vai fazer batidas e fechar esses caras como fecha laboratórios de drogas?

Se isso acontecer a rede pode ficar temporariamente mais lenta e as transações temporariamente mais caras com a menor quantidade de computadores minerando e processando transações.

modelo ruiva na praia - post sobre o bitcoin ilegal na china
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios

E as consequências para a economia mundial?

A China fez isso certamente porque ela está muito quebrada financeiramente. E eles agora estão apelando para roubar imposto da população no nível máximo. Cripto é uma forma das pessoas fazerem evasão fiscal, leia-se, não ser roubada pelo governo, e isso aterroriza os comunistas do partido. Ele não querem que o povo pague menos impostos.

Então o verdadeiro motivo por trás desse decreto foi aumentar a arrecadação do Estado chinês evitando que as pessoas façam transações que não podem ser controladas pelos políticos.

O veradeiro motivo por trás desse decreto foi aumentar a arrecadação do Estado chinês que está em dificuldades financeiras.

Combustível Sem Imposto

A China é um exemplo, mas, o restante do mundo não pensa muito diferente disso. O FMI já fez várias declarações anti-criptos e tem planos de lançar sua própria moeda digital.

Aqui no governo de "direita" a Receita Federal baixou uma norma dizendo que todas as transações em BTC no BR feita por exchanges devem ser comunicadas a ela. Nem o Bolsonaro nem o Paulo Guedes revogaram isso. Mais uma prova da suas naturezas "ideológicas".

E possível, mas, não provável, que o restante do mundo tente bloquear o BTC, mas, politicamente isso é muito difícil de acontecer, pois, o poder nos países é muito descentralizado.

Na China existe uma pequena galera que manda e acabou. Não existe esse negócio de aprovações de leis. Então é fácil decretar algo assim.

Ja no USA isso sofreria uma ferrenha oposião de políticos e grande parte da sociedade civil. Então mesmo que o Biden deseje tal controle ele sabe que não tem poder de fogo para passar algo assim. Ainda mais depois da saída catastrófica do Afeganistão.

Enfim... As as consequências diretas dessa proibição para a economia mundial são quase nenhuma uma vez que as criptos ainda tem um impacto relativamente pequeno no PIB mundial, mas, o que está oculto nisso, sim, terão consequências muito severas para o mundo.

O que tem de oculto nisso é mais um indicativo de fraqueza econômica da China o que sinaliza que a próxima grande crise, a mãe de todas as crises, estã para começar.

As consequências diretas dessa decisão para a economia mundial são quase nenhuma, todavia, ela é um grave sintoma da fraqueza econômica da China e é mais um sinal que a próxima grande crise está para começar.

Combustível Sem Imposto
modelo ruiva de biquini branco na praia da barra para o posto sobre bitcoin ilegal
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios

Qual a consequência oculta dessa proibição?

O ponto oculto nessa regulamentação é que isso é mais um forte indicador da eminente crise na economia chinesa.

Quando um país controlado com mão de ferro começa a ruir eles partem para tomar atitudes desesperadas com o intuito de se apegar ao poder de qualquer forma. Vide a Venezuela.

No Brasil os vagabundos de uns militares jogram 28 bombas em todo o Brasil mutilando pessoas e mantando algumas. A maior destruição teria sido feita no Rio Centro, mas, graças a Deus a bomba explodiu no colo daqueles dois desgraçados que, não fosse a mão divina, teriam explodido a bomba no meio do show.Tudo isso com a intenção de criar caos e manter o regime no controle.

Nesse ponto temos que parabenizar o Geisel e o Figueiredo que, apesar de serem um zero a esquerda na economia, cumpriram suas promessas de fazer a abertura do pais. Hoje, felizmente, não temos mais militares colocando bombas em bancas de jornais.

Voltando…

Com a queda da Evergrande, e das próximas Evergrandes que estão por vir, a o governo chines entrou no salve-se quem puder. Diferente do Brasil, que, basicamente, só tem dívidas em reais, a China possui muitas dívidas em dólar. Vide o gráfico abaixo.

Grafico divida externa chinesa em dolar
Enquanto o Brasil tem U$170bi em dívidas a China já deve estar acima de U$3tri

E não dá para a China pagar dívidas em dólar imprimindo dinheiro, porque, a china simplesmente não imprime dólar.

E os comunistas sabem que se todas as Evergrandes explodirem, e isso é uma possibilidade real, eles não vão ter como resolver essa parada.

Na Evergrande já foi um grande tumulto na porta da empresa, com protestos que foram noticiados em todo o planeta. Imagina com várias outras empresas dando calote.

Neste caso a polícia chinesa se comportou muito bem. Em outras épocas já teriam mandado todo mundo para um campo de trabalho forçado. E como vai se comportar se o povo for em massa para a rua?

Com o informação transitando à velocidade da luz ficou difícil bem mais custoso mandar um monte de gente para esses campos de trabalho, apesar, dos já existentes no país para prender a minoria Uyghurs.

Fora que, um protesto contra uma empresa, como esse, pode rapidamente se voltar contra o Partido Comunista. Em um comincado recente o governo chinês citou o fim da União Soviética como um exemplo que eles não querem seguir.

Um protesto contra uma empresa pode rapidamente se transformar em um protesto contra o governo chinês.

Combustível Sem Imposto
Modelo ruiva de blusa branca apoiada em banqueta de madeira amarela na praia da barra
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios
modelo ruiva sentanda na poltraona amarela de biquini branco na praia da barra
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios

O Bitcoin ilegal e o pânico de "instabilidades sociais"

Por isso Xi Jiping repete tanto o termo "estabilidade social". Ele tem pavor de "instabilidade social". E em caso de uma instabildade o PCC bancaria um novo massacre da Praça da Paz com o mundo todo assistindo e tantos inimigos a sua volta? Essa é uma outra hipótese muito improvável.

Xi Tanto morre de medo dessa instabilidade que o PCC publicou um artigo, tem um vídeo muito bom sobre o tema no canal VISÃO LIBERTÁRIA, falando que agora o país vai voltar as raízes do socialismo e por isso, entre outras coisas, não querem mais garotos efeminados, no estilo boy, band e não querem que ninguém jogue mais do que duas horas de video game por semana.

Coisa de ditadura paranóica.

Então essa notícia de tornar o Bitcoin ilegal foi mais uma tentativa inútil, irracional e assustada de manter o barco da economia em cima da água.

No fim das contas isso mostra que a China está voltando ao tempo do Mao-Tse Tung onde todos andavam de pijamas cinza. Vide a recente declaração de Xi Jiping durante o 100º aniversário do partido comunista: "Só o socialismo pode salvar a China."

Apenas o socialismo pode salvar a China

Xi Jiping

E o que fez a China grande como é hoje foi o livre mercado e a baixa intervenção estatal na economia e na vida das pessoas. Já a política sempre foi operada na rédea curta.

Com a perda a gradual dessas liberdades a China danifica o grande motor de ascenção do país.

Em outras épocas isso não seria problema, pois, os presidentes na China se alternavam no poder e poderia entrar outro com uma mente mais aberta.

Como Xi Jiping quer ser o próximo Mao Tse Tung tudo indica que ele vai se apegar ao trono sem passar passá-lo para ninguém no merlhor estilo Vladimir Putin. Isso vai impedir qualquer possibilidade de um novo líder entrar e resolver a crise de uma forma mais racional.

Xi Jiping quer ser o próximo Mao Tse Tung e pretende se perpetuar no poder. Isso elimina a possibildade de um novo lider com mente mais aberta assumir o poder e debelar a crise de forma mais racional.

Combustivel Sem Imposto

Até porque ele fez muitos inimigos nesse seu reinado, e passar o trono, seria, quase certamente, uma sentença "de morte" para ele, seja no sentido literal ou figurado. Ele deve ter horror a essa idéia.

Soma-se a todo esse caos a guerra que a China está criando com todos os países banhados pelo Mar do Sul da China. Para entender isso assista os videos no canal HOJE NO MUNDO MILITAR.

E para completar tem o Caos criado pela China em Hong Kong e em Twain. Além da própria briga com o Japão pelas ilhas Senkaku. Mais sobre isso no canal CHINA UNCENSORED.

Ou seja… É muito stress para um economia fragilizada.

modelo ruiva de blusa e biquini branco com moveis amarelos olhando para a camera
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios
Modelo ruiva de biquini e blusa branca no banco amarelo
Yanca Ferreira | Modelo CSI : Veja o ensaio completo na área de ensaios

Consequências comercial da quebra da China para o Brasil e o mundo

O Brasil hoje precisa da China para viver. A maior parte das nossas poucas exportações vai para lá. O agro negócio depende umbilicamente da saúde dos asiáticos. Assim como a Vale que exporta minério para lá.

Com o bafo da crise da Evergrande o minério despencou de 200 para 100 dólares em questão de pouco tempo.

Se isso aconteceu só com a iminência de quebra, Imagina o que vai acontecer quando houver uma quebra real.

A China não é só o maior parceiro comercial do BR. É o maior de um monte de países inclusive do USA.

Uma explosão da economia da China vai de imediato explodir também o USA e Japão juntos. E a Europa certamente não vai passar batida nessa.

Uma explosão na economia da China vai de imediato explodir também a economia do USA e do Japão, juntos.

Combustível Sem Imposto

Agora, para fechar, imagina o que vai acontecer com o Brasil, nesse nível de miséria em que estamos, se explode uma crise em China, USA, Japão e Europa nessa sequência dominó.

Tudo indica que essa decisão de fazer as criptos ilegais é mais um sinal claro que o Dia do Juízo Final da economia está chegando.

E entenda que esse tipo de coisa primeiro acontece muito devagar e depois cada vez mais rápido. A bolha imobiliário do USA começou em 2001 na esteira da explosão da bolha ponto com.

De 2001 a 2006 os imóveis cresceram sem parar até que em 2006 houve a primeira queda no preço das residências. Ninguém ligou para isso e fizeram pouco caso dos que alarmavam para algo que estava errado.

Levou mais um ano sem nada acontecer até que em 2007 houve a quebra do primeiro Banco - o Bear Sterns.

E mesmo assim a maioria achou que era somente um caso isolado, uma espécie de Evergrande perdida no mundo. E dessa forma foi durante mais de um ano e meio até que em Setembro de 2008 o mundo veio abaixo com a falência do Lehman Brothers.

grafico das acoes da AIG seguradora
O valor das ações da AIG antes e depois da crise

Para você ter uma ídeia do que isso significou, a AIG, uma das empresas mais afetadas por 2008, chegou a ter ações negociadas a 1.400 dólares antes da crise. Hoje valem U$52. Até hoje não se recuperou, e, pelo jeito, nem vai mais.

Isso significa que essa crise vai vaporizar as bolsas ao redor do mundo. Todas estão bolhadas. A brasileira inclusive. Mas o USA ainda tem as empresas de tecnologia que são grandes e competitivas: Amazon, Google, Microsoft, Facebook, Apple, etc.

O Brasil não tem nada. As empresas aqui são rizíveis. Ou seja, para nós a destruição vai ser muito maior do que lá fora.

E quando as bolsas despecam, pouco tempo depois, a economia do mundo real vai junto. Quando a economia do mundo real sofre, como foi em 2020, o governo começa a imprimir mais dinheiro do que já imprime normalmente.

Quando as bolsas despencam, pouco tempo depois, a economia do mundo real vai junto. Isso significa aumento de todos os preços, combustível inclusive.

Combustível Sem Imposto

E imprimir dinheiro é a causa definitiva para subir o preço de tudo, inclusive dos combustíveis. É por isso que essa sequência de eventos aparentemente desconexa, vai fazer você ganhar menos e gastar mais nas suas compras do supermercado.

Esse é o motivo pelo qual mesmo você nunca tendo comprado um bitcoin na vida, as decisões na China sobre essa moeda vão afetar o seu bolso aqui no Brasil.

Olha pelo lado bom… Somente com a crise podemos fazer mudanças de verdade. Agora que você leu sobre a ilegalidade das criptos na China leia também sobre a atual situação do desemprego no Brasil

One comment on “China declara Bitcoin ilegal. Quais as consequências disso para o Brasil?”

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram