Livraria Cultura e a Dívida Estatal

A Livraria Cultura pode ter sua falência decretada e o governo federal vai pelo mesmo caminho.
Leia mais >>
22 de setembro de 2020

Acabou de ser anunciado que sem acordo para a recuperação judicial a Livraria Cultura pode ter sua falência decretada essa semana.

Ela não é uma exceção. São muitas outras empresas nessa situação e mais muito mais outras se aproximando cada vez mais da linha vermelha.

Quem também esta em situação crítica é o governo federal. Há muitos anos que a União se endivida todo mes para pagar as contas. Desde 2014 para sermos precisos.

A dívida agora está tão alta que os juros reais foram para o negativo. Estão negativos uma vez que a inflação é maior que os juros nominais, ou seja, deixar o dinheiro em um investimento de renda fixa é jogar dinheiro fora aos bocados.

O governo botou os juros lá para baixo simplesmente porque a dívida é tão astronômica que qualquer subida no juros torna os seus pagamentos impalatáveis.

MODELO morena de camisa do CSI na estrada
@olalimaa

O efeito colateral disso é que com os juros tão baixos ninguém mais quer emprestar dinheiro para o problemático governo federal.

modelo na estrada com a camisa do CSI - Livraria Cultura e a divida estatal

No último leilão de dívida metade dos títulos encalharam e esse encalhe foi desovado em uma alternativa chamada "operação compromissada" que é um empréstimo de curto prazo.

Neste link você pode assistir a um vídeo que explica os detalhes técnicos dessa rejeição do mercado à compra de novas dívidas estatais brasileiras.

Como ninguém compra os burocratas estão raspando as últimas reservas de dinheiro que não vão durar mais muito tempo.

O Brasil já está funcionando a base de dinheiro impresso, mas, vai ser necessário imprimir dinheiro como se imprimia na década de 80.

Vamos mudar isso? Entre na nossa página de participação e veja como você pode ser um ativista do CSI.

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram